Meteoro "bola de fogo" passa por SC e cai em Passo Fundo, no RS
Créditos: climaaovivo.com.br

Meteoro "bola de fogo" passa por SC e cai em Passo Fundo, no RS

O fenômeno foi registrado na última quinta-feira, dia 24 de fevereiro.

Na última quinta-feira, 24 de fevereiro, foi registrada em Tangará, uma cidade brasileira do estado de Santa Catarina, a passagem de um meteoro denominado como "Bola de fogo". A queda foi registrada em Passo Fundo, município do interior do estado de Rio Grande do Sul. O acontecimento foi registrado às 21h50 do dia já mencionado. De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, a duração da passagem foi de 2,63 segundos, a altitude registrada era de 93,5 quilômetros, e se extinguiu em uma altura de 57,8 quilômetros, com uma velocidade estimada em 26,1 quilométricos por segundo.

Tudo indica que teremos mais meteoros de elevada magnitude este ano, diz Jung.

 

Confira o vídeo:

Apesar de, normalmente, esses acontecimentos não causarem grandes problemas, em 2013, na cidade de Chelyabinsk, Rússia, um asteroide criou um estrago considerável, com uma explosão equivalente a cerca de 30 vezes a explosão causada pela bomba atômica utilizada em Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial. Nessa situação específica, janelas foram quebradas, construções foram danificadas e por volta de 1200 pessoas se feriram.

"Bola de fogo" é fenômeno atípico

Felizmente, esse não foi o caso da última quinta-feira. Jocimar Justino, integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), complementou as explicações e afirmou que "o meteoro (denominação dada para os fenômenos luminosos) pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre, normalmente causados por meteoroides - rochas de até um metro. Se passar de um metro, são chamados de asteroides. Os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e chegam ao solo".

Uma curiosidade é que essa classe de fenômenos são os popularmente conhecidos como "estrelas cadentes", que fazem parte das culturas de inúmeros países. É normal que as pessoas, ao avistarem esse acontecimento atípico, façam alguns pedidos. Conhecido em inglês como "Fireball", é meteoro consideravelmente luminoso, que produz uma trilha altamente ionizada. Apesar dessa característica, é improvável que será possível enxergá-lo durante o dia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: climaaovivo.com.br Fonte: g1.globo.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.