Intel e AMD suspendem venda de processadores e GPUs para Rússia
Créditos: Divulgação/Intel

Intel e AMD suspendem venda de processadores e GPUs para Rússia

Companhias como a NVIDIA e a TSMC também concordaram em impor restrições ao país

Em resposta às novas sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra a Rússia, diante da guerra entre ela e a Ucrânia, a Intel e a AMD suspenderem as vendas de componentes eletrônicos para o país. Segundo o site Tom’s Hardware, a NVIDIA também foi afetada pelas restrições e paralisou o envio de GPUs e outros componentes para o mercado local.

A decisão deve afetar principalmente chips que são usados para propósitos militares, bem como os modelos com características híbridas que também são oferecidos ao mercado consumidor. Isso significa que, na prática, linhas como a Ryzen e as CPUs Intel Core não deve ser impactadas pelas restrições em um primeiro momento.

Foto: Divulgação/TSMC

O fator que mais deve prejudicar a Rússia é o fato de que a TSMC, uma das maiores fundições do mundo, também decidiu acatar as sanções contra o país. Isso significa que empresas locais como Baikal, MCST, Yadro e STC Module devem ver quedas consideráveis em suas linhas de produção, que eram dependentes de parcerias com a TSMC.

Impacto na indústria russa deve demorar

Em um comunicado enviado ao Tom’s Hardware, a Intel confirmou a decisão e disse que colabora com todas as sanções impostas pelos países nos quais opera. A AMD e a NVIDIA não chegaram a comentar oficialmente a situação, mas tudo indica que ambas já tomaram as ações necessárias para fechar as portas ao mercado russo.

Ao menos em um primeiro momento, as sanções impostas à Rússia não devem ter muito impacto sobre seu governo. Segundo a Associação das Indústrias de Semicondutores, o governo local corresponde a menos de 0,1% das compras mundiais de chips, e o mercado russo corresponde a US$ 50,3 bilhões de uma indústria global avaliada em mais de US$ 4,47 trilhões.

Foto: Divulgação/TSMC

Na prática, as restrições devem ser sentidas quando o governo russo precisar atualizar sua infraestrutura militar e de telecomunicações, o que não deve ocorrer de forma imediata. Caso as sanções se mantenham presentes quando isso acontecer, o país não terá alternativa a não ser adquirir os componentes necessários de forma ilícita, o que poderia sujeitá-lo a ainda mais pressões externas.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
User img

Felipe Gugelmin

Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.