Cientistas desenvolvem drone "Morpheus" que anda e muda forma para decolar
Créditos: Virginia Tech

Cientistas desenvolvem drone "Morpheus" que anda e muda forma para decolar

Drone tem capacidade de se transformar em segundos

No ano passado apresentamos um drone que possui a habilidade de voar simulando uma folha ao vento, e agora em 2022 nos deparamos com um drone que é capaz de se transformar da sua forma terrestre para uma forma aérea, e vice-versa, em questão de segundos.

O drone em questão foi desenvolvido pela equipe da Virginia Tech, que criou um material que pudesse ser flexível o suficiente para permitir que o drone realizasse tais transformações rapidamente.

Liderados pelo professor assistente de engaria mecânica, Michael Bartlett, a equipe se inspirou em organismos vivos com a capacidade de autotransformação, como os polvos, que são capazes de se mover e se alimentarem enquanto o ambiente a sua volta está em constante mudança. Com isso em mente, Bartlett e sua equipe da Virginia Tech decidiram desenvolver um material que pudesse permitir que uma maquina fosse capaz de replicar repetidamente esse comportamento.

“Quando começamos o projeto, queríamos um material que pudesse fazer três coisas: mudar de forma, manter essa forma e depois retornar à configuração original, e fazer isso em muitos ciclos”, disse Bartlett. “Um dos desafios foi criar um material que fosse macio o suficiente para mudar drasticamente de forma, mas rígido o suficiente para criar máquinas adaptáveis ??que pudessem realizar diferentes funções.”

 

O desenvolvimento

Para atingir o objetivo, a equipe usou da arte japonesa de corte de papel do kirigami para determinar qual forma seria mais fortes, para depois aplicá-la à borracha e o outros materiais compostos do drone.

08/12/2021 às 18:20
Notícia

Robô que voa como um drone e pousa como um pássaro está sendo...

Robô consegue se prender a qualquer superfície como um pássaro de verdade

No caso é embutido uma "pele" a um endoesqueleto feito de uma liga de baixo ponto de fusão (Low Melting Pointing Alow). O que garantiu que o conjunto de borracha utilizado como revestimento externo conseguisse manter a sua forma ou a alterasse sua quando desejasse, por meio de fios macios que aquecem próximos a malha LMPA, sempre que acionado pelo usuário.

Em uma explicação rápida, podemos dizer que foi criado uma estrutura estável semelhante a de um carro comum, mas com o diferencial de que pode se transformar em uma aeronave usando rotores acoplados. Inclusive, segundo a equipe, o seu exoesqueleto de LMPA é o fator decisivo devido a sua maleabilidade impressionante após ser aquecido.

“Normalmente, quando um metal é esticado demais, o metal fica permanentemente dobrado, rachado ou esticado em uma forma fixa e inutilizável”, dizia um comunicado à imprensa. “Com esse metal especial embutido na borracha, os pesquisadores transformaram esse mecanismo de falha típico em uma força. Quando esticado, este compósito agora mantém a forma desejada rapidamente, perfeito para materiais de transformação suave que podem se tornar instantaneamente suporte de carga.”

 

Continua após a publicidade

Se um drone com essa capacidade de transformação impressiona, a possibilidade de ser aplicado a outros veículos é algo que está sendo estudado pela equipe, segundo um dos membros da equipe, Edward J. Barron III.

“Estamos entusiasmados com as oportunidades que este material apresenta para robôs multifuncionais”, disse ele. “Esses compósitos são fortes o suficiente para resistir às forças de motores ou sistemas de propulsão, mas podem se transformar facilmente, o que permite que as máquinas se adaptem ao ambiente.”

 

Abaixo vocês podem conferir o vídeo dos testes realizados com o drone:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Drone DJ
User img

Diogo Batista

Um apaixonado por games, filmes de horror, livros e metal extremo. Começou a produzir conteúdo na internet quando tudo ainda era mato e não parou mais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.