EUA e Europa bloqueiam bancos russos do sistema SWIFT
Créditos: Swift/Reprodução

EUA e Europa bloqueiam bancos russos do sistema SWIFT

Sistema é utilizado para pagamento e transferências de recursos entre empresas de diferentes países

Neste sábado (26) países aliados à OTAN assinaram uma carta para impedir parcialmente o acesso dos bancos russos ao sistema SWIFT. Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França e demais países europeus se mobilizaram para bloquear acesso ao Sistema de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais.

Não se sabe exatamente qual será a profundidade das repercussões da ação na economia da Rússia, pois apesar de ser dependente do SWIFT, há anos desenvolve uma alternativa que não atrela suas transações entre empresas ao sistema. O Sistema para Transferências de Mensagens Financeiras (SPFS), está em desenvolvimento no país desde 2014 após a primeira incursão na Ucrânia, na região de Donbas, momento em qual já havia sido ameaçada de ser retirada do sistema.

O que é o SWIFT?

O Sistema de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais é uma ferramenta de comunicação que permite pagamento e transferência de recursos entre empresas de diferentes países, padronizando as informações financeiras. O sistema possui sede na Bélgica e conta com mais de 11 mil instituições financeiras conectadas, em mais de 200 países.

As nações envolvidas no banimento parcial da Rússia informaram, em declaração oficial, que: “garantirá que esses bancos sejam desconectados do sistema financeiro internacional e prejudiquem sua capacidade de operar globalmente".

Fundada em 1973, o sistema opera como ferramenta de mensagens em tempo real, permitindo aos bancos e empresas informarem uns aos outros sobre pagamentos realizados e transferências recebidas. De acordo com dados de 2021, cerca de 42 milhões de mensagens são trocadas no SWIFT por dia.

Além da expulsão parcial do Swift, a Rússia vêm enfrentando inúmeras sanções financeiras, além de um chamado global para a formação de um exército de TI contra o país. Os efeitos da expulsão da SWIFT devem ser sentidos caso a invasão da Ucrânia se estenda por tempo indeterminado, afinal a intenção do bloqueio é impedir que a Rússia venda suas fontes de energia como Petróleo e Gás Natural para o restante do mundo.

Porém, também é importante ressaltar que a Europa, no geral, é altamente dependente dos recursos provenientes da Rússia, e tais sanções podem ter consequências negativas para a economia mundial.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.