Os drones domésticos já estão sendo usados para uma série de utilidades, como observar tubarões e ambientes de difíceis acessos, agora os modelos da DJI podem por mais uma função em seu currículo: ajudar em missões de vigilância em uma guerra. Isso porque os militares ucranianos estão recebendo diversas aeronaves para fazer o rastreamento das tropas invasoras russas.
Impressionante! Míssil atinge prédio residencial na Ucrânia; ...
Imagens do ataque foram gravadas hoje pela manhã e são chocantes
Nos últimos dias o Ministério da Defesa da Ucrânia está pedindo que os moradores de Kiev, que possuem drones DJI, ajudassem a impedir os avanços das tropas inimigas na sua capital. O governo do país criou uma brigada com os pilotos, para eles realizarem o monitoramento das forças inimigas, caso o dono da aeronave tenha pouca experiência em voo, é pedido que ele entregue o seu drone para outros pilotos mais capacitados.
Desde sexta-feira, um dia após o começo da invasão do exército Russo em seu território e o primeiro pedido de drones realizado pelo Ministério através do Facebook, diversos residentes da Ucrânia estão ajudando as forças armadas, com diversas pessoas se dispondo a ajudar. Na publicação o governo afirma que “Kyiv é a nossa casa, defender é uma tarefa comum. Kiev precisa de você e seu drone neste momento difícil! #PareRússia”.
Créditos: Reprodução / DroneXL
Para ajudar as Forças Ucranianas, os pilotos devem responder algumas perguntas sobre os modelos que eles possuem, como quais distritos eles estão localizados, modelo da aeronave, quantas baterias possuem e se eles já serviram ao exército. Após isso, caso o proprietário atenda os requisitos, eles são integrados a uma patrulha especial realizada em conjunto com a Unidade 112 da Brigada Especial da Cidade de Kiev.
Através das redes sociais é possível ver a mobilização da população, com diversos drones DJI já sendo entregues para o exército do país. A função dessas aeronaves é oferecer suporte aéreo para as tropas no chão, localizando os inimigos e seus movimentos. Também está sendo estudado a possibilidade de equipar mecanismos para lançar explosivos nos soldados através dessas aeronaves.
Sonho acabado: Rússia destrói Antonov-255 Mriya, o maior aviã...
Ucrânia disse que cobrará da Rússia o custo de US$ 5 bilhões da reconstrução
Entretanto, a DJI pode acabar dificultando a vida desses pilotos e das Forças Ucranianas, isso porque, caso a Rússia faça o pedido, o governo Chinês pode pedir para a empresa estabelecer uma zona de exclusão em toda a Ucrânia. Isso faria com que as aeronaves fossem impedidas de poderem decolar e ter acesso a diversos recursos, como o sistema de sistema de geofencing, com os usuários podendo utilizar eles apenas no modo offline.
Como apontado pelo DroneXL, seria possível driblar essas ações da fabricante com o as tropas ucranianas equipando modificações chamadas de mods NFZ nos aparelhos. Isso permitiria que os usuários tivessem acesso novamente ao sistema de geofencing e outros recursos, curiosamente, os principais NFZ para os modelos da DJI são comercializados por uma empresa russa.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: DroneXL