Sonho acabado: Rússia destrói Antonov-255 Mriya, o maior avião do mundo
Créditos: Olivier Cabaret/Flickr

Sonho acabado: Rússia destrói Antonov-255 Mriya, o maior avião do mundo

Ucrânia disse que cobrará da Rússia o custo de US$ 5 bilhões da reconstrução

O ataque dos militares russos ao aeroporto de Hostomel, na Ucrânia, destruiu o Antonov-255 Mriya, maior avião do mundo e cargueiro mais importante para a logística mundial. Os rumores da sua destruição surgiram logo no primeiro dia de ataque, na quinta-feira passada. A confirmação veio no domingo através do ministro de relações internacionais da Ucrânia.

25/08/2018 às 19:10
Notícia

Stratolaunch o avião de dupla fuselagem e mais de 177m é o ma...

O Stratolaunch, avião recordista é maior que um campo de futebol

Antonov An-225 destruído em invasão russa

Na quinta-feira, no primeiro dia de guerra da Rússia contra a Ucrânia, tropas invasoras tentaram tomar o aeroporto de Hostomel (também grafado como Gostomel). O objetivo era destruir aeronaves militares em solo e controlar a maior pista de aviação da Ucrânia para o envio de mais tropas na tomada de Kiev, capital do país. Os militares russos iniciaram a ofensiva bombardeando hangares e aviões estacionados. Entretanto, o ataque acertou dois hangares que abrigavam dois aviões civis, um deles o Antonov An-225. O outro não foi identificado, mas pelo tamanho do hangar, poderia abrigar o An-124, outro grande cargueiro da Antonov que possui mais de uma unidade fabricada. Dmytro Kuleba, ministro de relações internacionais do país invadido, confirmou a destruição do An-225 no último domingo.

O usuário Marksman 1942, do Reddit, publicou um comparativo do hangar do Mryia e uma imagem de drone do ataque ao Aeroporto de Hostomel. A Antonov não publicou o tamanho dos estragos, mas as imagens indicam que o avião pode ter sido totalmente queimado. A Ucrânia disse que cobrará a reconstrução da aeronave da Rússia. O custo é de 5 bilhões de dólares e demorará 5 anos.

Sonho soviético, legado ucraniano e serviço mundial

An-225, apelidado de Mryia (sonho ou inspiração em ucraniano), era o maior avião de carga do mundo, com peso máximo de decolagem de 640 toneladas. De propriedade da fabricante estatal de aviões Antonov (Ucrânia), somente um modelo do cargueiro foi fabricado. O avião nasceu com o propósito de carregar o ônibus espacial soviético Buran. Uma segunda unidade está entre 60% e 70% construída, que será o modelo reconstruído pela Antonov. O An-225 ficou fora de operação nos anos entre 1994 e 2000, quando finalizaram a sua reforma. 

Antonov fretava o avião para transportes pesados de carga. Ele teve duas passagens pelo Brasil, uma em 2010 e outra em 2016. Na primeira, pousou no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, para entregar três válvulas para a Petrobras. Na segunda, "visitou" dois aeroportos: Viracopos, em Campinas, e Guarulhos novamente. O avião teve que pousar em Campinas para descarregar o suporte do gerador que ele levaria para o Chile. Esse gerador foi carregado em Guarulhos. Algumas cargas só podiam ser transportadas rapidamente pelo An-225, já a via marítima seria muito demorada.

Continua após a publicidade

28/02/2022 às 11:21
Notícia

Drones Autel EVO II lançados em 2020 ganham nova atualização ...

Novidades para a versão V2 (lançada em 2021) e correções para toda a linha EVO II e app Autel Explorer

Obviamente, as vidas civis perdidas na guerra são muito mais tristes que a perda de um avião. Entretanto, a destruição do An-225 tem também um valor-notícia para a economia e logística mundial.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.