Samsung lidera mercado de smartphones na América Latina enquanto Motorola e Xiaomi crescem
Créditos: Babak/Unsplash

Samsung lidera mercado de smartphones na América Latina enquanto Motorola e Xiaomi crescem

Remessas de smartphones na região cresceram 13,4% em 2021 em comparação ao ano anterior

Um novo relatório referente ao ano de 2021 mostrou que a Samsung ficou na liderança no quesito participação de mercado de smartphones na América Latina. Enquanto isso, Motorola e Xiaomi são as que mais apresentam aumento nas remessas. 

24/02/2022 às 16:57
Notícia

Facebook, Google, Twitter e Mercado Livre divulgam carta aber...

Confira o posicionamento dessas empresas sobre os possíveis impactos desse projeto

Segundo a pesquisa divulgada pela Counterpoint Research, as vendas de smartphones na região cresceram 13,4% em 2021 quando comparado ao ano anterior. Mesmo assim, o número é 9% menor que o registrado em 2019.

O relatório ainda mostra que o Brasil foi afetado pela escassez de componentes. Sobre isso, a analista Tina Lu revelou: “A maioria dos países da América Latina viu um crescimento anual impulsionado por marcas chinesas entrando na região e aumentando a concorrência. Mas a TAM do Brasil diminuiu ano a ano. Com fabricação/montagem local representando mais de 80% de seu volume de smartphones, o Brasil sentiu todo o impacto da escassez de componentes.”

Comparação do mercado de smartphones na América Latina em 2021 e em 2020 (Fonte: Counterpoint Research)

Quando comentou sobre as tendências das marcas, a analista disse que todas as empresas do ramo aumentaram as remessas durante 2021, onde naturalmente algumas cresceram mais do que outras. Assim, Lu ressaltou a líder do mercado na América Latina, a Samsung, que cresceu somente 6% no volume total, onde mesmo sofrendo com a escassez de chipsets ainda está isolada em primeiro lugar na região.

Quando a LG saiu do mercado no segundo semestre do ano passado, a Motorola, a Xiaomi e a ZTE tiveram a oportunidade de entrar ainda mais na disputa. No caso da Motorola, a empresa apresentou um aumento significativo de 39% ano a ano, enquanto a Xiaomi cresceu 71%. Já a ZTE teve crescimento de 74% durante o mesmo período.

Samsung liderou o mercado no quarto trimestre

Em relação ao quarto trimestre de 2020 e 2021, a Samsung continuou liderando o mercado da região, porém, caiu 0,4% no comparativo. A empresa foi líder na maioria dos países, com exceção da Argentina e do México.

Nesses dois países, a primeira no ranking foi a Motorola, que ocupou o segundo lugar na classificação geral da América Latina, onde cresceu 4,5% no período em comparação ao ano anterior.

Comparação do mercado de smartphones no quarto trimestre na América Latina em 2021 e em 2020 (Fonte: Counterpoint Research)
Vale destacar também o crescimento da Xiaomi, que ficou na terceira posição, onde no quarto trimestre do ano passado registrou um aumento de 5% em relação a 2020.

Continua após a publicidade

A Apple também teve crescimento, mesmo depois de restrições após o lançamento do iPhone 13, apresentando aumento de 0,3% nas remessas, sendo líder no segmento premium. Já a ZTE aumentou o volume em 1,5% na região.

Outras marcas novas entraram na região, onde a OPPO foi a que mais teve sucesso, no México, a empresa está entre as cinco maiores. Por fim, a pesquisa também conclui que as fabricantes locais continuam caindo com a chegada de marcas internacionais, principalmente das chinesas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmochina Fonte: Counterpoint Research
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.