Drones do tamanho de aviões estão sendo utilizados no conflito entre Rússia e Ucrânia
Créditos: Divulgação Força Aérea dos Estados Unidos

Drones do tamanho de aviões estão sendo utilizados no conflito entre Rússia e Ucrânia

Governo russo afirma que os Estados Unidos estão ajudando os ucranianos com informações obtidas pelas aeronaves

Algo que vem chamando bastante a atenção nos últimos dias é a presença dos drones estadunidenses RQ-4 Global Hawk sobre os céus próximos à Ucrânia, inclusive sobrevoando o país por cerca de 30 horas em diversos momentos antes da invasão russa. Agora a Rússia afirma que essa aeronave não tripulada está sendo utilizada pelos americanos para passar informações aos ucranianos.

O RQ-4 é uma aeronave não tripulada do tipo HALE (High Altitude, Long Endurance), que possui diversos equipamentos para a realização de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Graças a isso, o drone é capaz de conseguir diversas informações e dados sobre a movimentação inimiga no campo de batalha, servindo como uma vantagem aérea para quem estiver operando eles.

Agora, como apontado pelo AeroFlap, o RQ-4 Global Hawk está causando mais uma disputa entre os Estados Unidos e a Rússia, com o país eurasiático afirmando que a aeronave está sendo utilizada para ajudar a Ucrânia. Segundo o próprio Ministério de Defesa da Rússia, os EUA estariam utilizando a aeronave de vigilância constantemente no Mar Negro, conseguindo com isso a movimentação das tropas russas na região.


Créditos: Divulgação Força Aérea dos Estados Unidos

O portal aponta que realmente existem diversos drones RQ-4 sobrevoando o local recentemente, realizando esquemas de revezamento, mas, supostamente, as ações realizadas por essas aeronaves são apenas parte da vigilância realizada normalmente pela OTAN na região.

Sendo uma das maiores aeronaves não-tripuladas do mundo em atividade, o Global Hawk tem um tamanho total de 15.5 metros de comprimento e 4,7 metros de altura, com uma envergadura de 40 metros. Com uma autonomia de mais de 32 horas e diversos recursos tecnológicos para a vigilância, o modelo é capaz de detalhar toda uma região e mostrar todo o movimento nela.

Continua após a publicidade

O Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov, aponta que, durante o início da invasão na noite do dia 25, 82 militares ucranianos estavam sendo evacuado das ilhas Ilha Zmeiny, após “voluntariamente depuseram suas armas”, entretanto, 16 barcos da marinha ucraniana utilizaram uma estratégia de enxame para ataque os navios russos. Konashenkov alega que é “altamente provável que tenham sido os UAVs americanos que direcionaram os barcos ucranianos contra os navios da frota russa do Mar Negro”.

Em resposta a isso, o Pentágono negou essas afirmações, afirmando que não forneceu nenhum tipo de inteligência, vigilância ou reconhecimento para a marinha ucraniana na ocasião.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: AeroFlap
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.