Alguns políticos ucranianos estão em suas redes sociais cobrando ações de países, personalidades e empresas de todo o mundo contra a Rússia, que iniciou uma invasão ao país na última quinta-feira (24). Um desses pedidos foi feito pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, que solicitou que a Apple bloqueasse os serviços da empresa no território russo.
Anonymous declara guerra cibernética contra a Rússia
Célula latino-americana do grupo, #Etersec, também faz pronunciamento no Twitter
O líder ucraniano afirmou que entrou em contato com o CEO da gigante de Cupertino, Tim Cook, e também publicou em seu Twitter a carta enviada para a fabricante dos iPhone. No documento ele pede que a Apple apoiasse o seu país nas sanções contra seus invasores, afirmando que “a tecnologia moderna é talvez a melhor resposta para tanques, lançadores de foguetes múltiplos e mísseis".
Fedorov aponta que se a empresa parar de oferecer seus serviços na Rússia isso pode ajudar bastante contra a invasão coordenada por Vladimir Putin. O Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia acredita que, se a Apple parar de oferecer seus serviços localmente, isso poderá mais ajudar a impulsionar a ”juventude e a população ativa da Rússia a interromper proativamente a vergonhosa agressão militar".
Mas, além de focar no público que usa as tecnologias da gigante de Cupertino no dia a dia, essa ação teria um grande impacto principalmente nos oligarcas russos, que dependem dos aparelhos da empresa para realizar seus negócios em dólares, euros, libras e ienes.
Como apontado pelo Bloomberg (via Engadgert), a Apple possui uma loja online na Rússia e opera uma versão especial da App Store no país, que foi uma exigência do governo local para destacar os desenvolvedores russos. Tim Cook, ainda, não respondeu os pedidos do Vice-Primeiro Ministro ucraniano, mas, no dia 24 de fevereiro, quando iniciou a invasão russa, o CEO da Apple afirmou que a empresa está fazendo “tudo o que podemos por nossas equipes e apoiaremos os esforços humanitários locais. Estou pensando nas pessoas que estão agora em perigo e me unindo a todos aqueles que clamam pela paz.”
Rússia restringe acesso ao Facebook para "proteger mídia...
Órgão regulador de mídias disse que Meta está violando liberdade dos cidadãos
Caso a Apple atenda o pedido de Mykhailo Fedorov, essa será mais uma de diversas sanções que a Rússia enfrentará por ter invadido o território ucraniano. O governo dos Estados Unidos e seus aliados já divulgaram uma série de sanções econômicas contra os invasores, visando com isso bloquear o acesso do país a exportações e restringir sua capacidade militar e tecnológica.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Engadget, The Verge