A invasão da Ucrânia está causando impactos no mundo todo, e a internet não está fora disso. Depois do Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, oferecer armamentos para todos os cidadãos que "se sentirem aptos" para se defenderem das tropas russas, agora temos uma nova fase de "guerra cibernética". Uma célula do grupo hacker Anonymous afirmou, nas redes sociais, que é contrária ao governo da Rússia - após os ataques que aconteceram nos últimos dias.
Na última quinta-feira, 24 de fevereiro, por meio de uma conta no Twitter, alguns integrantes do Anonymous afirmaram ter realizado um ataque hacker ao site que era chamado de "Russia Today" (RT). Esse domínio digital é mantido pelo governo russo, e como é de se esperar, possui um suposto viés informativo, mas totalmente favorável para justificar as ações de Vladimir Putin.
Após uma série de mensagens na rede social, eles afirmam "querer a paz do mundo. Um futuro para toda a humanidade". E concluem que " (quem estiver lendo este Tweet) deveria se colocar no lugar dos ucranianos, que estão sendo bombardeados agora mesmo". E afirmam que "entendem a situação delicada que os cidadãos russos se encontram, pois é difícil se posicionar contra o 'seu ditador', por medo de sofrer represálias".
Maioria das células não apoiam decisão de Putin
Como afirmam nessa sequência de mensagens, eles não falam por todas as células dos Anonymous, mas a maioria não apoia as ações de Putin. A célula latino-americana, #Etersec, afirmou apoiar o ataque aos sites financiados pelo governo da Rússia, mas ressaltou que "Retaliar a invasão imperialista russa não significa um apoio nosso à OTAN, que é uma ferramenta de outra potência igualmente imperialista."
O governo russo não se posicionou sobre essa postura das células do famoso grupo. Nas redes sociais, mais especificamente no Facebook, cidadãos ucranianos estão utilizando a internet como uma ferramenta para se protegerem das novas ondas de ataques.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: electrek.co