YouTube: como executar vídeos em segundo plano
Créditos: Divulgação / YouTube

YouTube: como executar vídeos em segundo plano

Aprenda ativar tanto o PiP quanto a opção de ouvir músicas em segundo plano, disponíveis para os assinantes Premium

Você sabia que o YouTube pode ficar em segundo plano, para que assim você possa utilizar outras funções enquanto mantém parte das funcionalidades dos vídeos? Isso é válido para deixar apenas o áudio tocando.

Quem deseja manter o vídeo ligado de alguma maneira, o Picture-In-Picture, também conhecido como PiP, é uma opção válida, pois mantém uma pequena janela (consideravelmente menor) enquanto você acessa outros sites.

Mas, antes de começarmos, esteja avisado: esses benefícios estão disponíveis para os assinantes do YouTube Premium. No momento, os valores disponíveis são estes:


(Créditos: Mundo Conectado)

Usar o PiP em dispositivos Android 12

1 - Clique na sua foto de perfil, com a sua conta logada. Com as opções que aparecerão por lá, escolha: "Configuração"


(Créditos: Mundo Conectado)

2 - Com as opções que aparecerão, clique logo na primeira: "Geral:


(Créditos: Mundo Conectado)

3 - Dentro do próximo menu, ative a caixinha: "Picture-in-picture".

Continua após a publicidade


(Créditos: Mundo Conectado)

4 - Após concluir todas as etapas, escolha um vídeo da sua preferência e clique no botão "início", para voltar para a tela principal do seu celular. Se tudo tiver sido feito corretamente, o vídeo em PiP aparecerá assim:


(Créditos: Mundo Conectado)

Esses menus aparecem dessa forma em um Samsung Galaxy S10+, com a atualização para o Android 12. Pode ser diferente em outros equipamentos do ecossistema Android, principalmente em versões mais antigas.

E quem tem iPhone?

Quem é assinante do YouTube Premium e é usuário dos smartphones da Apple, tem a opção de ativar o PiP pelo navegador do PC ou no próprio iOS, para habilitar a função no app do celular. Confira as simples etapas:

1 - Acesse o seguinte site no navegador do seu celular: youtube.com/new;

2 - Faça login com a sua conta Premium;

3 - No final do menu, encontre a área dedicada para a função, com a seguinte mensagem:


"Com o Recurso Picture-in-Picture (PiP), você pode assistir vídeos do YouTube em um miniplayer enquanto usa outros apps.

Como usar: quando estiver assistindo um vídeo, deslize o dedo para cima ou toque em "início" para fechar o app e abrir o miniplayer.

Observação:
*Bloquear a tela enquanto assiste no modo picture-in-picture pausará o vídeo. É possível retornar o conteúdo usando so controles de mídia da tela de bloqueio.
*Quando você testar esse recurso pela primeira vez, pode ser que ele não funcione imediatamente. Se o picture-in-picture não funcionar após uma hora, tente desinstalar e reinstalar o app YouTube"

4 - Ao final do longo aviso, selecione: "Fazer um teste". Assim como acontece no caso do Android, assista um vídeo da sua preferência, clique no botão Home

Continua após a publicidade


Caso queira ler como funciona no iOS diretamente pelo site oficial, acesse por meio deste link, ou amplie a foto a seguir:



(Créditos: Mundo Conectado)

É válido ressaltar que, no iPhone, essa função ainda está em fase experimental. Talvez seja necessário refazer o procedimento futuramente.

Outras maneiras de deixar em segundo plano, sem o PiP

Gostaria de ativar a função em segundo plano, é assinante do YouTube Premium, mas não gosta do PiP? Temos mais uma opção, que também foi feita no Android 12, conforme explicado anteriormente. Com esta função será possível minimizar o vídeo, mas deixar o áudio totalmente ativado, mesmo enquanto você utiliza o seu celular para quaisquer outras funções.

Confira as etapas ilustradas:

1 - Abra o aplicativo no seu celular e logue na sua conta. Clique na sua foto de perfil, e irá aparecer a mesma tela de antes. Repita o procedimento nesta etapa, e escolha: "Configurações"


(Créditos: Mundo Conectado)

2 - Na próxima tela, escolha: "Segundo plano e downloads"


(Créditos: Mundo Conectado)

3 - Logo no início, você vai encontrar a seção: "Tocar em segundo plano". Clique na opção logo abaixo, "Reprodução", e escolha: "Sempre ativado"


(Créditos: Mundo Conectado)

Essa última é a opção ideal para aproveitar clipes musicais, quando não sentimos a necessidade de reproduzir constantemente uma filmagem - principalmente quando estamos ouvindo uma trilha que apenas tem uma arte estática de fundo. Era uma opção muito pedida para a plataforma, e disponibilizaram como uma opção para os seus assinantes.

E aí, gostou da nossa explicação? Este post foi baseado e adaptado graças ao material divulgado neste link. Deixe sugestões de futuros tutorais nos comentários, e também acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: canaltech.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.