Índice do Artigo

Ciência

Diretor da Roscosmos diz que sem a Rússia a Estação Espacial cairá

País é responsável pela tecnologia que corrige a órbita da ISS

Diretor da Roscosmos diz que sem a Rússia a Estação Espacial cairá
Créditos: Reprodução/Thomas Pesquet

Após o anúncio de Joe Biden sobre as sanções à Rússia, o diretor da Roscosmos, agência espacial russa, se posicionou nas redes sociais. Dmitry Rogozin, conhecido pelo seu histórico polêmico na internet, disse que as sanções na indústria aeroespacial russa impactariam a Estação Espacial Internacional (ISS), projeto realizado por parceria entre EUA, Rússia e outras nações.

ISS caindo descontroladamente? 

Já respondendo, não. A Roscosmos desenvolveu o sistema responsável por corrigir a órbita da Estação Espacial. Esses propulsores controlam a altitude, posição e orientação da ISS, ajudando também a desviar a estação de lixo espacial e dar um impulso para que ela se mantenha em órbita. Rogozin declarou que se a Rússia “sair fora” do projeto, os Estados Unidos teriam um grande objeto podendo cair em alguns lugares do planeta sem controle nenhuma. A ISS não passa sobre a Rússia, mas sobrevoa a China, Estados Unidos e a Índia, por exemplo.

Apesar das declarações estranhas (não soam como ameaça, mas como um momento de fúria), a Roscosmos e NASA continuam a sua cooperação pela ISS. Atualmente, a Estação Espacial está abrigando dois cosmonautas (Roscosmos), quatro astronautas da NASA e um alemão da Agência Espacial Europeia (ESA), uma das participantes do projeto de criação da ISS. No dia 30 de março, a princípio, uma missão já programada dependerá da parceria entre as duas, já que o astronauta americano Mark Vande Hei voltará para a Terra a bordo de uma Soyuz com outros dois colegas cosmonautas.

NASA teria tempo para desenvolver sistema próprio

 

Caso a Roscosmos pule fora da parceria da ISS, não seria uma queda imediata da estação. Demoraria alguns anos, e até isso acontecer, a NASA teria desenvolvido seu próprio sistema. Atualmente, as espaçonaves de carga da Roscosmos são responsáveis por dar os impulsos, mas em abril a espaçonave de Cygnus, da empresa americana Northrop Grumman, realizará testes de impulsão na estação espacial. A Rússia também depende da NASA: a agência americana é responsável pela energia da ISS, e a Roscosmos não vai querer jogar fora seus módulos.

Via: The Verge