43% dos usuários do WhatsApp já sofreram uma tentativa de golpe
Créditos: Tecmundo/Reprodução

43% dos usuários do WhatsApp já sofreram uma tentativa de golpe

Prática de Spam também é muito presente no aplicativo

Quem nunca recebeu uma mensagem de algum criminoso se passando por alguém da família e dizendo "oi troquei de número. Preciso de dinheiro". Se você nunca passou por isso, aposto que conhece alguém que já passou, ou sua avó acabou caindo no golpe. Infelizmente, tais práticas são altamente comuns no aplicativo de conversas mais popular do Brasil, o Whatsapp.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, aponta que 43% dos brasileiros já foi vítima de alguma tentativa de golpe através do Whatsapp. Os dados obtidos pela pesquisa, foram coletados através das respostas de 2.107 participantes e revelam que as tentativas de golpe são rotina dentro da plataforma de conversa. Além disso, o crime mais comum é justamente o roubo de fotos do perfil para tentar se passar por algum membro da família e tentar pedir dinheiro.

Todo mundo é alvo

Outros dados da pesquisa apontam que a incidência dos golpes é maior entre as classes A e B (47%), os criminosos não fazem muita distinção entre os alvos das classes C,D e E (43%). Além disso, Homens são as vítimas mais recorrentes (47%) se comparados com as mulheres (40%).

É importante ressaltarmos que os dados da pesquisa não especificam quem seriam os 13% restantes, no arquivo que pode ser baixado gratuitamente, também não foram encontrados mais detalhes sobre os resultados obtidos nos gráficos da pesquisa. Segundo os dados apresentados, a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%, o que indica ser uma pesquisa com fortes resultados.

Outro ponto é que, infelizmente, os dados obtidos foram agrupados entre as classes A e B e C,D e E. Em nenhum momento temos a separação completa entre todas as classes sociais, para observamos com maior clareza a distinção entre elas.

Spam

Outra prática que é muito presente é o recebimento de mensagens de empresas, ou lojas, das quais o usuário não cadastrou seu número de telefone. Dentre os participantes, 75% deles relataram já terem recebido alguma mensagem de spam invasiva.

Não é uma grande novidade que os números de tentativas de golpe e spam sejam assim tão altos, afinal esses problemas já se tornaram rotina. Porém, a quantificação dos casos é essencial para exigir das plataformas de conversas, ferramentas eficazes para proteger os usuários das plataformas.

Continua após a publicidade

Você pode acessar o relatório completo nas versões em inglês e português, através deste link

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Mobile Time
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.