Agência nuclear da Ucrânia registra aumento dos níveis de radiação em Chernobyl após invasão da Rússia
Créditos: REUTERS/Gleb Garanich

Agência nuclear da Ucrânia registra aumento dos níveis de radiação em Chernobyl após invasão da Rússia

Nesta quinta-feira (24) militares russos chegaram a usina

Infelizmente, a situação na Ucrânia só tem piorado. Se você tem acompanhado as repercussões da invasão do país pela Rússia nos últimos dias, pode ver que existem diversas notícias referentes a esse evento nos veículos de mídia. E a mais recente é bem assustadora.

Especialistas da agência nuclear estatal da Ucrânia alegaram nesta sexta-feira (25) que foi registrado um aumento nos níveis de radiação da extinta usina nuclear de Chernobyl, um dia após o local ser capturado pelas forças militares russas. O deslocamento das tropas pelo local fez com que a poeira radioativa subisse no ar. A antiga usina foi capturada por forças russas na quinta-feira (24) depois que a Rússia iniciou a sua invasão à Ucrânia.

Não foram informados os níveis exatos de radiação. A Polônia, vizinha da Ucrânia, disse não ter registrado nenhum aumento nos níveis de radiação em seu território.

"A radiação começa a aumentar. Não é crítico para Kiev, por enquanto, mas estamos monitorando", disse o Ministério do Interior.

Entretanto, a Comissão de Pesquisa Independente e Informação sobre Radioatividade (CRIIRAD) com sede na França, disse em comunicado nesta sexta-feira (25) que estava tentando verificar e cruzar as informações em seu laboratório.

"Se as taxas de dose registradas corresponderem a valores reais, a situação é extremamente preocupante", disse o CRIIRAD, acrescentando que são necessárias mais pesquisas para interpretar os dados.

Também nesta sexta-feira (25), o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento disse que a infraestrutura crítica da usina não foi danificada e que o trabalho de manutenção essencial está em andamento.

Chernobyl sofreu um desastre nuclear em 1986, fato que contribuiu para o fim da União Soviética. Desde esse incidente, o local e regiões próximas têm um nível de radiação acima da média, que contamina construções, o solo e até hoje é causa de diversas doenças que assolam os moradores e ex-moradores das proximidades da usina.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.