Infelizmente, a situação na Ucrânia só tem piorado. Se você tem acompanhado as repercussões da invasão do país pela Rússia nos últimos dias, pode ver que existem diversas notícias referentes a esse evento nos veículos de mídia. E a mais recente é bem assustadora.
Especialistas da agência nuclear estatal da Ucrânia alegaram nesta sexta-feira (25) que foi registrado um aumento nos níveis de radiação da extinta usina nuclear de Chernobyl, um dia após o local ser capturado pelas forças militares russas. O deslocamento das tropas pelo local fez com que a poeira radioativa subisse no ar. A antiga usina foi capturada por forças russas na quinta-feira (24) depois que a Rússia iniciou a sua invasão à Ucrânia.
Não foram informados os níveis exatos de radiação. A Polônia, vizinha da Ucrânia, disse não ter registrado nenhum aumento nos níveis de radiação em seu território.
"A radiação começa a aumentar. Não é crítico para Kiev, por enquanto, mas estamos monitorando", disse o Ministério do Interior.
Entretanto, a Comissão de Pesquisa Independente e Informação sobre Radioatividade (CRIIRAD) com sede na França, disse em comunicado nesta sexta-feira (25) que estava tentando verificar e cruzar as informações em seu laboratório.
"Se as taxas de dose registradas corresponderem a valores reais, a situação é extremamente preocupante", disse o CRIIRAD, acrescentando que são necessárias mais pesquisas para interpretar os dados.
Também nesta sexta-feira (25), o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento disse que a infraestrutura crítica da usina não foi danificada e que o trabalho de manutenção essencial está em andamento.
Chernobyl sofreu um desastre nuclear em 1986, fato que contribuiu para o fim da União Soviética. Desde esse incidente, o local e regiões próximas têm um nível de radiação acima da média, que contamina construções, o solo e até hoje é causa de diversas doenças que assolam os moradores e ex-moradores das proximidades da usina.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Reuters