O lançamento das novas redes 5G da AT&T e da Verizon nos Estados Unidos está causando bastante problemas para a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que está tendo que avaliar os riscos da implementação dessa tecnologia próxima a aeroportos. O principal problema com essas redes 5G é a interferência com sistemas de aviões como o Boeing 737, com esse último podendo sofrer falhas de altímetro.
Funções de câmeras da linha Galaxy S22 chega para modelos mai...
Usuários poderão usar removedor de objetos, sombras e reflexos em modelos de geração anterior
As operadoras norte-americanas estão querendo lançar as suas novas redes na Banda C, que opera em um espectro em torno ao 4 GHz, que era utilizado para a transmissão de TV por satélite. Mas isso está causando alguns contratempos com as fabricantes de aviões, que afirmam que isso poderá interferir com algumas aeronaves.
Através de uma diretiva de aeronavegabilidade focada especialmente para a aeronave da Boeing 737, a agência deu um pouco de luz sobre quais são esses problemas. Segundo a diretiva da FAA, algumas aeronaves com altímetros de rádio mais antigos podem sofrer interferências e mau funcionamento, como o 737, que opera nas faixas de 3,7-3,98 GHz e tem problemas em áreas com a presença da nova rede 5G.
Créditos: Divulgação Boeing
Os altímetros são parte dos sistemas de pouso automatizado de diversos aviões modernos, e essas interferências por causa da rede móvel podem causar falhas no "sistema diretor de vôo do piloto automático, sistema de aceleração automática, controles de vôo, instrumentos de vôo, tráfego sistema de alerta e prevenção de colisões (TCAS), sistema de aviso de proximidade do solo (GPWS) e avisos de configuração.”
A FAA afirma que esses problemas podem causar uma alta carga de trabalho para a tripulação da aeronave, que, como apontado pelo ExtremeTech, é uma forma de falar que pode afetar a segurança. A questão com o Boeing 737 é que esse modelo é bastante popular, então é bastante perigoso qualquer risco de operação da aeronave.
Modelos Galaxy S22 recebem a primeira atualização de software
Update de lançamento dos smartphones também está trazendo o patch de segurança de fevereiro
No total, essa diretiva da agência afeta 2.442 aviões nos Estados Unidos e outros 8.342 em todo o mundo, a FAA afirma que isso não é um perigo imediato e não deve fazer com que nenhuma aeronave fique no chão. Atualmente a AT&T e da Verizon estão procurando maneiras de contornar isso, seja mantendo a banda c afastada dos aeroportos ou operando com menos energia nessas regiões.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: ExtremeTech, FAA