A Apple anunciou oficialmente que vai se juntar a outras gigantes da tecnologia numa já existente parceria de pesquisa em inteligência artificial. Chamada de Partnership on AI to Benefit People and Society (Parceria em IA para Beneficiar as Pessoas e a Sociedade, em tradução livre), a iniciativa busca trabalhar em projetos de pesquisa e em definir as práticas corretas quando se trata da tecnologia.
A companhia já apoiava o projeto, mas agora vai se tornar um dos membros fundadores, o que mostra que eles vão participar ativamente das pesquisas. A partir de agora, membros da Apple também vão ser mais ativos durante as reuniões de discussão do grupo sobre avanços na área.
Inicialmente, em setembro de 2016, 5 empresas eram membros fundadores: Amazon, Facebook, Google, IBM e Microsoft. Na época, empresas importantes de tecnologia que trabalho com IA ficaram de fora, como Apple, Twitter, Intel e Baidu. Desses, só a Apple ingressou até agora.
Além da novidade, outras 6 pessoas entraram como membros individuais da diretoria da iniciativa, por causa de suas contribuições anteriores na área. São Dario Amodei (OpenAI), Subbarao Kambhampati (AAAI e ASU), Deirdre Mulligan (UC Berkeley), Carol Rose (American Civil Liberties Union), Eric Sears (MacArthur Foundation) e Jason Furman (Peterson Institute of International Economics).