Fim de uma era: redes 3G já começam a ser desligadas nos Estados Unidos
Créditos: Reprodução | Shutterstock

Fim de uma era: redes 3G já começam a ser desligadas nos Estados Unidos

Entenda os impactos causados por essa decisão das operadoras

A evolução da tecnologia é implacável. Equipamentos e serviços que eram de última geração em um passado não muito distante são fadados a serem superados pelos seus sucessores. Este é o caso das conexões 3G, muito comum para os usuários de internet móvel. Nos Estados Unidos, o desligamento da rede 3G começou na última quarta-feira pela AT&T - muito famosa para os norte-americanos.

31/07/2021 às 11:24
Notícia

Kindles antigos sem Wi-Fi não acessarão mais internet via 3G

Amazon anunciou que está dando desconto para consumidores trocarem seus aparelho

O problema é que isso gerou uma preocupação justificável: mesmo a operadora afirmando que menos de 1% do trafego ainda usa o 3G, equipamentos antigos e importantes, como alarmes de emergência pessoal para idosos, sistemas de segurança residenciais e até mesmo o funcionamento de GPS de ônibus escolares, em teoria, podem ter o funcionamento prejudicado. Não é de hoje que planejam desativar essa rede de serviços mais antiga.

Medida permitirá expansão do 5G

Desde 2019 já anunciaram as suas intenções, para assim poder expandir o seu espaço para o 5G - que ainda está em fase de expansão. Além da AT&T, a Verizon e a T-Mobile estão planejando seguir o mesmo caminho ainda neste ano. O grande problema dessas decisões, apesar de ser compreensível se analisarmos pelo lado da empresa, é que equipamentos que não podem ser atualizados estarão destinados a perderem funcionalidades essenciais - como os destacados acima. Nos limitando ao cenário dos Estados Unidos, por volta de 10% dos ônibus escolares públicos não poderão mais utilizar as funcionalidades nativas de GPS.

Um cenário mais preocupante é o de alarmes domésticos. Caso eles percam as funcionalidades e fiquem offline, isso pode gerar riscos até mesmo para sistemas de intrusão, alarmes de incêndio e outros dispositivos de segurança.

No caso do Brasil, 33 milhões de pessoas usam 3G ativamente, de acordo com as informações veiculadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Mesmo que ainda não tenha uma data prevista para que esses aparelhos percam as suas funcionalidades em território brasileiro, é algo que deve ser analisado cautelosamente nos próximos anos, pois já estamos observando o início da implementação do 5G, enquanto muitos lugares ainda não conseguem ter acesso até mesmo ao 4G - amplamente difundido nas grandes capitais, mas nem tanto em locais mais afastados e/ou isolados.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: uol.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.