Tem crase ou não? Esse site vai te ajudar E MUITO com o uso da crase
Créditos: Reprodução

Tem crase ou não? Esse site vai te ajudar E MUITO com o uso da crase

Desenvolvedor cria site que mostra se determinada frase possui crase - ou não.

Quando estamos escrevendo, é comum ficarmos em dúvida se determinadas frases possuem ou não crase. Pensando em facilitar as nossas vidas, um desenvolvedor brasileiro criou um site que indica se a frase em questão está correta gramaticalmente. Esse é o temcrase.com. 

A crase é utilizada quando temos a união de uma preposição “a” com um artigo femino “a”. Veja alguns exemplos:

  • Aquele aluno nunca está atento à aula.
  • Suas atitudes são idênticas às de sua irmã.
  • Os funcionários foram à manifestação contra o corte de verbas.

Gabriel Nunes, criador do temcrase.com, comenta que a ideia surgiu pois já não aguentava mais de respostas enroladas. “Eu estava cansado de pesquisar por dúvidas de crase e cair em blogs que se enrolavam para dar a resposta. Ou, às vezes, tentavam explicar de uma maneira muito ‘gramatical’ e me deixavam com mais dúvida ainda. Eu só queria um “sim” ou “não”, diz.

E é isso que o site faz. Logo quando você abre o site, há um campo onde qualquer pessoa pode colocar a frase em que tem dúvida se possui crase e recebe uma resposta direta. 

Além de indicar o uso da crase, o site traz uma breve explicação logo abaixo da resposta e também outras formas que você pode escrever a mesma frase.

Como o site funciona?

O site possui um banco de dados onde as informações são cadastradas manualmente pelo criador. Qualquer pessoa que queira ajudá-lo a catalogar as frases, pode preencher uma planilha pública, que também está disponível na plataforma.

Por isso podem ter termos que já estão respondidos na planilha mas ainda não aparecem no site. A planilha foi a forma que eu encontrei de qualquer pessoa ter acesso e poder contribuir nas respostas”, ele explica.

Continua após a publicidade

Dessa forma, pode ser que alguma frase que você coloque no site ainda não tenha a resposta. Quando isso acontece, o site alerta: “Eu ainda não tenho a resposta. Mas, fica na tranquilidade, nossos robôs já foram avisados da sua dúvida e vão analisá-la para colocar na lista para a próxima vez.”

Quando o sistema não encontra a resposta, essas informações são salvas no analytics do site. Assim, fica mais fácil para filtrar e encontrar os termos que mais foram pesquisados. “Toda semana eu revejo essas buscas e adiciono na planilha pra alguém responder", ele explica.

Gabriel postou em suas redes sociais o projeto e pediu que as pessoas o ajudassem a criar o “maior dicionário sobre crase do mundo”, disse ele.

 

Ao fazer a postagem no Linkedin, Gabriel comenta que apareceram mais voluntários para ajudá-lo no projeto. “Vieram várias pessoas, a maioria professoras, revisoras e redatoras.” Entre elas, uma amiga redatora que tira as dúvidas sobre português.

E você? O que achou da ideia? Já salva o link do site para te ajudar no futuro!

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL/Tilt
User img

Tainan Toldo

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.