Fotos de perfil com frases antivacina estão sendo bloqueadas no Facebook
Créditos: Divulgação | Meta / Facebook

Fotos de perfil com frases antivacina estão sendo bloqueadas no Facebook

Outras plataformas também estão restringindo condutas similares

Com o infeliz advento da COVID-19 há cerca de dois anos, a internet precisou se adaptar (e muito) para restringir a veiculação de notícias falsas, ou sem comprovação científica - para evitar que o problema seja potencializado ainda mais. Desta vez é o Facebook que está removendo molduras utilizadas nas fotos de perfil de alguns usuários, que são contra a vacinação. Entre algumas das opções encontradas, temos mensagens de "Eu confio no meu sistema imunológico", entre outras com significados similares.

A rede social afirmou que irá remover essas molduras, e irá bloquear o compartilhamento de fotos desse perfil de usuário. Apenas molduras criadas por autoridades de saúde e do governo poderão utilizar essa função na plataforma. Não é de hoje que a companhia de Mark Zuckerberg enfrenta polêmicas com assuntos delicados. Anteriormente, alguns indivíduos utilizaram a rede social para espalhar posts com teor nazista, de acordo com a CNN.

Outras condutas também estão sendo proibidas

Entre outras condutas que estão sendo coibidas na plataforma, temos o bloqueio de quem faz associações entre o nazismo e os governos atuais que promovem a vacinação de adultos e crianças. O YouTube é outro domínio eletrônico que está adotando táticas similares, pois, nos últimos anos, muitos aproveitaram o alcance do famoso site para propagar discursos igualmente problemáticos.

O grande problema reside no fato que essas campanhas estão sendo espalhadas por estabelecimentos que investiram uma quantia alta de dinheiro na plataforma; contudo, as condutas violam os termos de uso da rede social. Para tentar remediar a situação, apesar do notável atraso para apagar as publicações, o Facebook informou ser a favor da vacinação contra a COVID-19, e que disponibilizou um centro de informações sobre a pandemia, para direcionar corretamente as pessoas que quiserem se informar sobre esta e outras prevenções.

De acordo com as informações mais recentes sobre a pandemia, veiculados pelo Portal UOL, 956 pessoas morreram em razão da doença apenas nas últimas 24 horas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: olhardigital.com.br, noticias.uol.com.br, terra.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.