Bug no Windows 11 deixa dados dos usuários salvos mesmo após restauração de fábrica
Créditos: Reprodução | Microsoft

Bug no Windows 11 deixa dados dos usuários salvos mesmo após restauração de fábrica

A vulnerabilidade também afeta máquinas com o Windows 10 versão 21H2

Foi descoberto recentemente que os donos de Windows 10 com a versão 21H2 e de Windows 11 podem estar com alguns dados pessoais desprotegidos no disco, caso seja feita uma restauração de fábrica. Esse bug foi descoberto Rudy Ooms, do blog Call4Cloud. Isso quer dizer que as suas informações sensíveis poderão ser facilmente descobertas caso você venda um equipamento antigo, e antes tenha feito uma restauração - procedimento comum nessa ocasião.

14/10/2021 às 18:54
Artigo

Windows 11: como instalar em qualquer computador, mesmo sem T...

Com a .ISO oficial em mãos, basta criar um registro para pular checagem de requisitos mínimos

A situação parece estar relacionada aos arquivos sincronizados localmente no seu computador, por meio do aplicativo OneDrive. Os dados locais, em teoria, não seriam atingidos pela brecha relatada. Isso foi descoberto após tentar apagar remotamente um computador com Windows 11, com o Microsoft Intune, O problema acontece quando o usuário realiza uma restauração de fábrica localmente, por meio do aplicativo de configuração do sistema operacional.

Falha de segurança não estava presente no Windows 10

Apesar de estar presente no Windows 11, essa falha de segurança não acontecia com o Windows 10 anterior à versão 21H2. As informações pessoais são preservadas na pasta Windows.old, situação que acarreta todas as inconveniências citadas. É esperado que a vulnerabilidade afete principalmente quem usa a integração do OneDrive oferecida nos Sistemas Operacionais da Microsoft.

Os responsáveis pelo Windows já estão cientes deste problema, e estão trabalhando para lançar uma correção por meio de uma atualização. Se você estiver sendo prejudicado por esse problema e quiser se proteger agora mesmo, é possível encontrar um script do PowerShell para permitir que sejam deletados todos os dados da pasta Windows.old depois de uma restauração. Quem tiver interesse, pode baixar este arquivo.

Apesar de ser esperado que aconteçam problemas durante o início do ciclo de desenvolvimento de um novo software, esta não é a primeira vez que o Windows 11 é alvo de críticas - com a necessidade urgente de correções importantes para a sua usabilidade. O diferencial desta vez foi que isso também criou uma brecha que não acontecia no W10 antes da versão 21H2, mas tudo deve ser resolvido dentro de algumas atualizações - que, dentro de um cenário ideal, não demorarão muito tempo para serem disponibilizadas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: call4cloud.nl, xda-developers.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.