Brasileiros criam algoritmo para detectar Fake News que possui 96% de eficácia
Créditos: Getty Images/Reprodução

Brasileiros criam algoritmo para detectar Fake News que possui 96% de eficácia

Ferramenta está em processo de calibração e passará por novos testes

Não é novidade alguma que as Fake News são um grande problema na internet. Nem sempre é a tarefa mais simples distinguir se o conteúdo veiculado em uma notícia é real ou não. Para tentar combater o problema, os pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um algoritmo com capacidade para detectar Fake News com 96% de precisão.

A ferramenta está em fase de calibração e receberá novos testes ao longo dos próximos meses. Ela irá funcionar através do domínio www.fakenewsbr.com, que apesar de já hospedado ainda não está funcionando para o público.

Um dos coordenadores do projeto, o estatístico Francisco Louzada, afirma que a proposta é analisar objetivamente a notícia através de IA, "Nós aliamos diversos modelos matemáticos que são capazes de identificar se uma notícia corresponde à realidade dos fatos ou não". O algoritmo analisou mais de 100 mil notícias publicadas nos últimos cinco anos. Os resultados foram então confrontados com a base de textos contendo informações falsas ou verdadeiras. Louzada afirma que o algoritmo atingiu precisão de cerca de 96% após analisar as mais de 100 mil notícias.

Atualização que nunca irá terminar

Os pesquisadores afirmam que a plataforma fakenewsbr precisará passar por constantes atualizações e melhorias, para seguir a tendência de adaptações das Fake News. De acordo com o estatístico, a plataforma utiliza a sintaxe e gramática para identificar padrões nas informações falsas. "Os modelos analisaram mais de 100 mil textos para encontrar padrões de vocabulários, construção de frases e sintaxe que são comumente utilizadas em Fake News".

Os pesquisadores afirmam que a precisão do algoritmo irá variar fora de um ambiente controlado de pesquisa, por este motivo sempre serão necessárias novas atualizações para manter o Fakenewsbr em um padrão alto de qualidade.

Com as eleições presidenciais de 2022 se aproximando, será interessante ver se o site fakenewsbr será capaz de acompanhar e manter sua alta precisão, com o influxo excessivo de notícias e informações duvidosas que irão circular durante o período das eleições.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.