Após cinco dias, sites da Americanas e Submarino voltam a funcionar
Créditos: B2W/Reprodução

Após cinco dias, sites da Americanas e Submarino voltam a funcionar

Serviços estão funcionando parcialmente, mas sites já estão online novamente

Como havíamos informado aqui logo no início da semana, as plataformas de e-commerce do grupo B2W Digital, que incluem Americanas, Shoptime e Submarino, haviam sofrido um ataque hacker e desde o sábado (19) estavam com os serviços afetados. Isso acabou ocasionando a suspensão temporária dos sites prejudicados por opção da empresa, para garantir a segurança das plataformas e seus clientes.

Na manhã desta quarta-feira (23) os sites Americanas e Submarino retornaram em funcionamento parcial, com um aviso na home para alertar seus usuários.

O ataque foi orquestrado pelo grupo hacker Lapsus - o mesmo grupo que efetuou ataques a órgãos do governo recentemente. Embora eles tenham assumido a autoria pelo ataque, não houve nenhuma declaração acerca das intenções ou se houve algum dano maior do que a queda das plataformas.

O Shoptime, que antes estava operante, agora se encontra inoperante e com o seguinte aviso:

“A companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos serviços do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível.”

O site da Americanas está aparentemente em pleno funcionamento, já o Submarino mostra o seguinte aviso:

Voltaremos de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança.

Em um comunicado ao mercado, o grupo informou que: “A Americanas está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira, suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo".

Motivado pela queda, até essa terça (22) o grupo teve uma perda de quase R$ 3,5 bilhões em valor de mercado na Bovespa. A agência de classificação de risco Fitch declarou que “um dano reputacional é uma possibilidade", mas acrescentou que a Americanas tem uma liquidez forte e “que pode suportar eventuais pressões sobre suas vendas”.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Reuters
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.