Rover chinês encontra esferas de vidro como bolas de gude em partes distantes da Lua
Créditos: Zhiyong Ziao et al/Science Bulletin

Rover chinês encontra esferas de vidro como bolas de gude em partes distantes da Lua

Mas calma, elas não estavam em cabanas e nenhum alienígena foi visto jogando

Depois de uma "cabana na lua" (que era nada mais que uma pedra), agora a Yutu 2, rover chinês que está explorando o lado oculto da Lua (também conhecido como lado escuro da Lua) encontrou esferas de vidro, parecidas com bolinhas de gude,

07/01/2022 às 17:40
Notícia

"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era jus...

Imagem registrada pelo rover Yutu 2 de "cubo" gerou especulações nas redes

Esferas de vidro são justamente o que se espera

Enquanto a "tal cabana na lua" gerou grande repercussão na mídia (por realmente ser uma foto curiosa), as "bolinhas de gude" não têm grande mistério para gerar uma teoria da conspiração sobre alienígenas disputando uma partida de "búlica" (como diz meu pai). Essas esferas de vidro também são encontradas na Terra e são um indicativo de impacto de asteroide ou atividade vulcânica (eventos que geram muito calor). E o nosso querido satélite é constantemente maltratado por impactos de meteoros e teve atividades vulcânicas em um passado recente. Mas o mais provável, até o segundo as análises iniciais, é que eles foram produzidos pelo choque com asteroides.

Pronto! Sem alienígenas ou sinais de que Buzz Aldrin e Neil Armstrong brincaram de bolinha de gude na Lua.

Bolinhas ajudaram a entender "geologia" lunar

As esferas de vidro foram encontradas pela Yutu-2 na cratera Von Kárman, que fica localizada na grande bacia Aitken, um dos principais pontos de impactos de asteroides na Lua. As "bolinhas de gude" medem entre 1,5 cm e 2,5 cm de diâmetro, maior do que outras esferas encontradas anteriormente, cuja média de tamanho é de menos de 1 milímetro.

As esferas encontradas pela missão americana Apollo eram escuras, enquanto essas descobertas pela missão chinesa Chang'e 4 são translúcidas e transparentes. O calor de um impacto de asteroide forma essas bolinhas por derreter minerais de silicatos (silício e oxigênio), a forma esférica é adquirida enquanto esses mineiras estão suspensos no ar. A composição das esferas de vidro servirá para compreender mais o solo e manto lunar.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Gizmodo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.