Menor bateria do mundo consegue alimentar computador do tamanho de um grão de areia
Créditos: TU Chemnitz/Leibniz IFW Dresden

Menor bateria do mundo consegue alimentar computador do tamanho de um grão de areia

Tecnologia utilizada na fabricação enrola bateria igual ao bolo de rolo suíço

Os conceitos de poeira inteligente e poeira eletrônica, não são recentes. Desde 1965, previsões já apontavam que um dia componentes eletrônicos do tamanho de grãos de areia seriam extremamente potentes. Atualmente diversos dispositivos como nano robôs, biochips e dispositivos microeletromecânicos (MEMS) são minúsculos. Porém, até o momento não haviam baterias compatíveis com as dimensões de tais dispositivos, reduzindo em partes as vantagens do seu tamanho diminuto.

Entretanto, o pesquisador Yang Li e uma equipe de cientistas das universidades de Chenmitz e Dresden, na Alemanha, afirmam terem conseguido fabricar a menor bateria do mundo. A pesquisa publicada na revista Advanced Energy Materials aponta que a bateria é capaz de alimentar chips de computadores do tamanho de grãos de areia por 10 horas.

Nossos resultados mostram um desempenho encorajador de armazenamento de energia na escala abaixo do milímetro quadrado. Ainda há um enorme potencial de otimização para esta tecnologia, e podemos esperar microbaterias muito mais fortes no futuro - Yang Li

 

Rolo Suíço

Para miniaturizar a bateria ao tamanho comparável com um grão de sal, foi necessário fabricá-la em camadas, sobrepondo os componentes e os revestindo com materiais poliméricos, metálicos e dielétricos em pastilha semicondutora.

A técnica de montagem foi batizada como Swiss Roll (Rolo Suíço) em homenagem ao famoso bolo enrolado que se encontra nas padarias ao redor do mundo. A genialidade do processo está que ao empilhar as camadas é gerado uma tensão mecânica, que ao ser liberada faz com que todas elas se enrolem de forma semelhante ao bolo. 

Não é necessário a aplicação de forças externas, e as microbaterias que se auto enrolam são produzidas diretamente na superfície da pastilha, o que facilita todo o o processo de fabricação. Os pesquisadores estão animados com os resultados e acreditam que as menores baterias do mundo irão trazer diversos avanços para o setor de tecnologia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Inovação e Tecnologia, Advanced Energy Materials
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.