Instituições financeiras têm até 28 de fevereiro para enviar comprovantes do Imposto de Renda aos contribuintes
Créditos: Receita Federal/Reprodução

Instituições financeiras têm até 28 de fevereiro para enviar comprovantes do Imposto de Renda aos contribuintes

Documentos serão necessários para preencher o IR de 2022

PUBLIEDITORIAL

Empresas e instituições financeiras têm até o dia 28 de fevereiro, próxima segunda-feira, para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano de 2021. Os comprovantes são necessários para a declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física 2022. A data para iniciar o prazo de entrega do IR está programada para começar no dia 2 de março.

De acordo com informações da Receita, o cronograma de entrega da declaração do Imposto de Renda será divulgado dentro dos próximos dias. Usualmente, o prazo para declarar o IR começa a partir do 1º dia útil de março, até o final de abril. Porém, nos últimos anos, devido a pandemia da Covid-19, o praxo final de entrega foi estendido, o que provavelmente deverá acontecer também em 2022. 

Os comprovantes de rendimentos são utilizados pela Receita Federal para cruzar dados e verificar as informações fornecidas pelos contribuintes. Tais documentos devem ser entregues pelas instituições financeiras aos usuários através do e-mail, com links para serem baixados através da internet.

É importante ressaltar que planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer comprovantes. Nesses casos, os dados serão utilizados para deduzir valores cobrados no IR do contribuinte.

Aposentados e Pensionistas

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem pegar os comprovantes de rendimentos através da internet. O documento está disponível no site Meu INSS, ou através do app Meu INSS, com versões para Android e iOS.

Acesse o portal Meu INSS

Caso o contribuinte não receba os documentos dentro do prazo, será necessário procurar o setor de recursos humanos da empresa, ou o gerente da instituição financeira. Caso o atraso não seja solucionado, a Receita Federal pode ser acionada.

Mesmo que por algum motivo, você não obtenha todos os documentos necessários, é possível enviar à Receita Federal uma versão preliminar na declaração, com a intenção de não ser multado pelo órgão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Agência Brasil
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.