Crise dos apps de transporte levou à migração para o táxi em 2021, revela balanço
Créditos: Daniel Monteiro/Unsplash

Crise dos apps de transporte levou à migração para o táxi em 2021, revela balanço

Retomada do turismo e problema com apps de transporte causaram retomada do setor de táxi

O ano de 2021 marcou a retomada do protagonismo dos táxis como meio de mobilidade e, para 2022, esta tendência deve se consolidar. Segundo dados do app Vá de Táxi, a demanda pelo meio de transporte cresceu 37% no ano passado. Entre os principais motivos está a crise dos apps de motoristas particulares, com o crescente número de cancelamentos, e a retomada do turismo. 

17/02/2022 às 08:30
Notícia

Uber agora informa quantas estrelas passageiros receberam dos...

Esse era um recurso que muitos usuários costumavam sentir falta no aplicativo

Crise de um lado, crescimento de outro

A CEO do app Vá De Táxi, Glória Miranda, afirma que a melhora do cenário da pandemia contribuiu para a melhora do segmento de táxi. “A vacinação diminuiu bastante o percentual de contaminação e de óbitos. Isso encorajou as pessoas a fazerem viagens de lazer e de negócios. Além disso, 2021 marcou a volta de muitos brasileiros ao trabalho presencial. Consequentemente, o segmento de táxis foi beneficiado”, explica. Ao todo, o número de usuários da Vá de Táxi cresceu 64%.

A expectativa é de que os taxistas sejam ainda mais demandados durante 2022. Porém, ela pondera que o crescimento esperado deve se confirmar a partir do final do primeiro trimestre por conta do aumento dos casos de contaminação por coronavírus, em função da variante ômicron.


Fonte: Nathana Rebouças/Unsplash.

Mas o que realmente tem feito a diferença para os táxis é a crise que afeta os aplicativos de transportes. O Procon do Rio de Janeiro multou, no início deste ano, o Uber e 99 por causa das reclamações dos usuários. O público relatou o aumento do tempo de espera e de atitudes como a desistência da viagem por parte de motoristas que resolvem pegar outra corrida considerada mais vantajosa. Em alguns relatos, passageiros tiveram de arcar com taxas de desistência, embora ela tenha partido do motorista. E há uma causa por trás disso.

Aumento da gasolina impactou remuneração e escolha de profissão

 


Fonte: Jackson David/Unsplash.

Os cancelamentos são provocados por conta dos altos custos que os motoristas dos aplicativos precisam arcar, o que os fazem priorizar corridas maiores. O alto custo pode ser, ainda, um motivo que levou os próprios motoristas a migrarem de serviço. Outro dado revelado pelo balanço da Vá de Táxi diz respeito ao número de taxistas, que cresceu 9% em 2021. Esse efeito de migração de motoristas de app de transporte para os táxis não é recente. No início da chegada do Uber ao país, motoristas do aplicativo acabaram mudando de segmento por adquirirem experiência no ramo e preferirem a remuneração como taxista.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.