Estar na rede mundial de computadores é ficar sujeito às inconstâncias da vida virtual. E, sejam usuários ou grandes instituições, em algum momento, inconvenientes podem acontecer - para dizer o mínimo.
Neste sábado (19) as plataformas de e-commerce Submarino, Shoptime e Americanas receberam um ataque hacker que resultou na suspensão de seus sites do ar. O grupo B2W Digital, ao qual pertencem as plataformas, informou que está tentando normalizar os serviços.
Desde o ocorrido no sábado, o serviço encontra-se com intermitência, e muitos clientes questionaram nas redes sociais quando haverão resoluções ou declarações mais claras sobre suas compras, rastreios e se seus dados foram vazados.
Ainda no sábado, a Americanas S.A. havia entrado em contato com a imprensa para informar que os serviços haviam sido restabelecidos. Entretanto, hoje (21), apenas o site Shoptime está ativo, tanto Americanas quanto Submarino estão fora do ar e com avisos aos clientes - como vocês puderam ver logo acima. O grupo B2W acredita ser melhor suspender o serviço para apuração técnica e alega que nenhum dado dos usuários foi vazado.
O grupo de hackers Lapsus assumiu a autoria do ataque. Este é o mesmo grupo que orquestrou o ataque ao site do Ministério da Saúde, entre outras instituições federais.
As lojas físicas e seus sistemas não foram afetados, as operações por lá continuam normais. Mas os aplicativos relacionados a essas plataformas, tanto no Android quanto iOS, também continuam em suspensão. Aguardemos atualizações sobre o assunto para repassar novas informações para nossos leitores.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Americanas