Próximo processador da Qualcomm terá suporte ao codec de vídeo AV1
Créditos: Reprodução/Alliance for Open Media

Próximo processador da Qualcomm terá suporte ao codec de vídeo AV1

Fontes dizem que o chip SM8550 será apresentado já no final de 2022

Prometendo compressão 30% melhor que o VP9 e 50% melhor que o H.264 sem comprometer muito a qualidade geral, o codec de vídeo AV1 desenvolvido pela Alliance for Open Media como uma alternativa livre de royalties já foi adotado por plataformas como YouTube e Netflix. A alta taxa de compressão faz dele uma boa opção para transmissão de conteúdo com resolução 4K ou maior sem estourar limites de dados. Algumas GPUs já oferecem o suporte para decodificação de vídeo AV1 acelerada por hardware e agora novas informações indicam que a Qualcomm terá esse codec suportado em um novo processador ainda em data de lançamento definida. 

01/07/2021 às 10:21
Artigo

O que é AV1? Conheça o codec de vídeo que permitirá streaming...

Tecnologia pode ser considerada uma evolução em relação aos tradicionais H.264/AVC e HEVC, mas dispos...

De acordo com informações recentes, a Qualcomm está planejando incluir o suporte para o codec AV1 na GPU Adreno do seu próximo processador conhecido atualmente como SM8550. O Snapdragon 8 Gen 1 é o SM8450, por isso é bem possível que o novo chip leve um nome como “Snapdragon 8 Gen 2” ou similar. Vale lembrar também que chips da Samsung como o Exynos 2100 e Exynos 2200 já oferecem o suporte para o codec AV1.

Segundo o site Protocol, o chip SM8550 da Qualcomm deve ser apresentado já no final de 2022 e os primeiros smartphones equipados com ele devem chegar ao mercado somente em 2023. Alex Katouzian, da Qualcomm, já havia dito anteriormente em uma entrevista que não tinha sido capaz de adicionar suporte ao codec AV1 aos seus chips existentes devido aos longos ciclos de planejamento da empresa, mas que adicionaria suporte "quando fosse a hora certa".

Próximo processador da Qualcomm terá suporte ao codec de vídeo AV1
Reprodução/Alliance for Open Media

Com a adoção do codec AV1 crescendo, cada vez mais empresas estão expandindo o suporte para ele. A MediaTek e a Broadcom já lançaram chips com suporte para este codec, enquanto a Google está se preparando para lançar uma nova versão do Chromecast com Google TV. Ainda sobre a Google, ela vem incentivando fabricantes de TVs e de dispositivos de streaming com Android TV a adotarem o codec AV1 em seus produtos.

Embora o codec AV1 já tenha sido adotado pelo YouTube e Netflix, outros serviços de streaming também estão considerando adotá-lo. O Hulu, por exemplo, já está explorando a possibilidade de adotar este codec em seu serviço. No caso do HBO Max, um representante da WarnerMedia disse ao site Protocol que está “avaliando e monitorando” o AV1 e outras tecnologias emergentes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Protocol, GSMArena, Android Police
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.