Recordista? Fumaça de vulcão de Tonga passou atingiu a mesosfera
Créditos: Divulgação/Unicef/NOAA

Recordista? Fumaça de vulcão de Tonga passou atingiu a mesosfera

Altura da nuvem do Hunga Tonga pode ser recordista desde início de medição por satélite

Há pouco mais de um mês o mundo viu uma das erupções vulcânicas mais forte da Idade Contemporânea. Só que o vulcão Hunga Tonga, localizado em Tonga, pode ter registrado um recorde da atualidade com a nuvem de fumaça mais alta já registrada. Pelo menos desde que se iniciou essas medições através de satélites.

21/01/2022 às 17:20
Notícia

Elon Musk pergunta se Tonga quer ajuda com a internet e fica ...

País só deve retomar acesso à rede em fevereiro

Hunga Tonga lançou cinzas e gases na mesosfera

A nossa atmosfera tem cinco camadas. Nós vivemos na Troposfera, a mais baixa. Acima estão a estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. E foi na mesosfera, localizada 50 km acima da superfície terrestre, que o vulcão Hunga Tonga jogou cinzas e gases de sua erupção. A maior altura da nuvem de fumaça registrada pelo satélite Himawari, do Geostationary Operational Environmental Satellite (Satélites Geoestacionários de Operação Ambiental, GOES em inglês), foi de 58 km, passando com sobras o limite da mesosfera, que mede 15 km.

Conforme o tweet de Joshua Stevens, funcionário da NASA, a altura da explosão é provavelmente um recorde da "era dos satélites", período em que a humanidade começou a observar e medir diversos fenômenos através do uso de satélites. Entretanto, na escala VEI de medições que vai de 1 a 7, Hunga Tonga marcou chegou a 5. A erupção mais forte já registrada foi a do vulcão Tambora, na Indonésia, em 1815, marcando 7 pontos na escala VEI. Como se sabe, não existiam satélites geoestacionários naquela época

Sobre a erupção do Hunga Tonga

 

No dia 14 de janeiro, o vulcão Hunga Tonga entrou em erupção, causando um grande estrago nas ilhas de Tonga, país formado um arquipélago localizado no Oceano Pacífico (a ironia da vida). Além do tsunami causado pelo vulcão, que inundou diversas ilhas do país, causou cinco mortes (sendo duas no Peru) e deixou o território coberto de cinzas, o estrago atingiu o único cabo submarino que conecta Tonga à internet, deixando o país incomunicável, sem nem mesmo informações das autoridades governamentais. A conexão, até o momento, foi restaurada pela internet da SpaceX.

Além do vulcão e tsunami, as equipes de resgate enviado ao país causaram um surto de COVID-19. Tonga só havia registrado seu primeiro caso em outubro de 2021.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.