Drone usa sinal de celular para achar sobreviventes e pode transformar resgates e salvamentos
Créditos: Robotics Centre/Reprodução

Drone usa sinal de celular para achar sobreviventes e pode transformar resgates e salvamentos

Em Avalanches, deslizamentos e desabamentos, o Drone pode ser a diferença entre a vida e a morte

Em operações de resgate, qualquer segundo pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Em casos de deslizamentos causados pela chuva, ou avalanches quanto mais tempo passa depois do desastre menores são as chances de encontrar vítimas com vida. Por este motivo, a empresa canadense Robotics Centre está desenvolvendo a tecnologia Echo SAR (Save and Rescue), equipado com o sistema ARTEMIS de detecção de sinais de smartphones para implementar em drones.

Agora, drones de pequeno porte como o FLIR R80D SkyrRaider e o SkyRanger R70 são capazes de voar com a tecnologia para acessar com agilidade os locais do acidente. Dessa forma, o drone é capaz de detectar o sinal de celulares, mesmo em locais onde não há cobertura telefônica, para encontrar vítimas presas em destroços ou soterradas. O Echo SAR é capaz de encontrar, mapear e interagir com os celulares das vítimas. Mesmo em locais sem sinal, será capaz de mapear os celulares com precisão e enviar mensagens SMS para múltiplos indivíduos simultaneamente.

Na imagem acima, você confere o drone  R80D SkyrRaider equipado com o Echo SAR e pronto para o resgate. Além disso, a tecnologia é capaz de se comunicar com autoridades responsáveis para acelerar e aprimorar os procedimentos de resgate.

Promessa para resgates mais rápidos

Atualmente a Robotics Centre está testando a tecnologia. Apesar da utilização de captura de sinais de celulares e o sistema ARTEMIS para operações de resgate e salvamento não serem uma novidade. Essa é a primeira vez que drones de pequeno porte são implementados com a tecnologia.

A utilização de tais drones promete acelerar as operações de resgate em locais de difícil acesso. O R80D SkyRaider, por exemplo, é capaz de sobrevoar locais de deslizamento com uma proximidade muito maior e será capaz de identificar com maior precisão os sinais de celulares soterrados. Por aqui, torcemos que os testes sejam um sucesso e a tecnologia passe a ser comercializada rapidamente ao redor do mundo.

Dessa forma, acidentes envolvendo deslizamentos e desabamentos terão maiores chances de apresentar um número menor de vítimas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DroneDJ
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.