Detecções de malware bancário no Android aumentaram 428% no último ano
Créditos: Denny Muller/Unsplash

Detecções de malware bancário no Android aumentaram 428% no último ano

Relatório de empresa do ramo de segurança digital também vê crescimento de ransomware

A equipe de pesquisa da ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, lançou seu Relatório de Ameaças para o último trimestre de 2021, que resume as principais estatísticas dos sistemas de detecção da ESET e destaca exemplos da pesquisa de segurança cibernética, incluindo atualizações exclusivas e não publicadas sobre as ameaças atuais. A última edição do Relatório de Ameaças da ESET (abrangendo setembro-dezembro de 2021) mostrou um aumento de malwares nos Androids.

17/02/2022 às 14:50
Notícia

Oppo lançará um novo tablet, relógio e fone de ouvido sem fio...

Empresa fará um evento de revelação dos novos dispositivos na semana que vem

Cresce os ataques aos Androids

A ESET observou um aumento alarmante nas detecções de malware bancário para Android, aumentando 428% em 2021 em comparação com 2020, atingindo níveis de detecção de adware, um incômodo comum na plataforma Android. O número anual de detecção de ameaças de e-mail, a porta de entrada para uma variedade de ataques, dobrou. Essa tendência foi impulsionada principalmente por um aumento nos e-mails de phishing.

O relatório também apresenta uma investigação sobre a vulnerabilidade do Log4Shell, uma falha crítica no Log4j que surgiu em meados de dezembro. As equipes de TI em todo o mundo tiveram que corrigir rapidamente a falha em seus sistemas. “Esta vulnerabilidade, que marcou 10 no Common Vulnerability Scoring System (Sistema de pontuação de vulnerabilidade comum), colocou inúmeros servidores em risco de assumir o controle completamente, então não foi surpresa que os cibercriminosos começaram a explorá-la instantaneamente. Apesar de serem conhecidos apenas nas últimas três semanas do ano, os ataques Log4j foram o quinto vetor de intrusão externa mais comum em 2021 em nossas estatísticas, mostrando a rapidez com que as vulnerabilidades críticas emergentes estão sendo exploradas por agentes de ameaças" explica Roman Kovac, Diretor de Pesquisa da ESET.

Ransomwares ainda mais agressivos e NFTs

 

Descrito no relatório de ameaças do quarto trimestre de 2020 da ESET como "mais agressivo do que nunca", o ransomware superou as piores expectativas em 2021, com ataques contra infraestrutura crítica, demandas de resgate ultrajantes e mais de US$ 5 bilhões em transações vinculadas a possíveis pagamentos de ransomware identificados apenas na primeira metade de 2021. Como a taxa de câmbio do bitcoin atingiu o pico em novembro, os especialistas da ESET notaram a influência de ameaças direcionadas às criptomoedas, ainda mais alimentadas pela recente popularidade dos NFTs (tokens não fungíveis).

A pesquisa exclusiva apresentada no Relatório de Ameaças ESET Q3 2021 fornece informações sem precedentes sobre as operações do grupo APT. Desta vez, os pesquisadores cedem atualizações sobre a atividade do grupo de espionagem cibernética OilRig; as informações mais recentes sobre a exploração do ProxyShell; e novas campanhas de spearphishing do grupo de espionagem cibernética Dukes.

Continua após a publicidade

Outras ameaças

 

O Relatório de Ameaças do terceiro trimestre de 2021 da ESET também analisa as descobertas de pesquisa mais importantes, onde a equipe da ESET descobriu: FontOnLake, uma nova família de malware direcionada ao Linux; um bootkit UEFI do mundo real não documentado anteriormente chamado ESPecter; FamousSparrow, um grupo de espionagem cibernética que visa hotéis, governos e empresas privadas em todo o mundo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.