Menina catarinense de 14 anos mapeia 7 possíveis asteroides em programa da NASA
Créditos: Nasa/Reprodução

Menina catarinense de 14 anos mapeia 7 possíveis asteroides em programa da NASA

Programa da Agência Espacial Americana convida entusiastas a participar da caça a asteróides

A catarinense Rosa Maria Miranda, de 14 anos, mapeou sete possíveis asteroides no programa International Astronomical Search Collabortation (IASC), da NASA. O projeto é uma parceria da agência espacial americana com diversas entidades e no Brasil é desenvolvido em conjunto com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). O objetivo do IASC é estimular a identificação colaborativa de asteroides.

Conheça o programa de caça a asteroides da NASA

Estudante do nono ano do ensino fundamental no Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rosa Maria irá submeter os dados encontrados para aprovação, caso as descobertas sejam confirmadas, a jovem brasileira pode receber um prêmio da NASA.

Apaixonada por astronomia, ela afirma que o seu interesse pelo tema vêm desde a infância. "Desde criança sempre fui muito ligada à ciência. Comecei a fazer muitos cursos e, inclusive, um dos primeiros foi um de Astronomia e Astronáutica da UFSC, um curso de extensão. Depois, fiz Astrofísica Geral e passei a me envolver em um monte de projetos", comentou Rosa.

Qualquer pessoa pode se inscrever no programa de caça a asteroides da NASA. Após a inscrição a Agência fornece um software e material de imagens para que o usuário possa colaborar na identificação dos asteroides.

A juventude brasileira só quer saber de asteroides

A jovem catarinense não é a primeira brasileira, nos últimos meses, a receber  reconhecimento ao participar do IASC. Recentemente, o jovem de 5 anos Miro Latansio Tsai foi reconhecido pela NASA como a pessoa mais jovem do mundo a identificar um asteroide. Participando do mesmo programa que Rosa, o jovem foi com o pai até Brasília para receber uma medalha da NASA e homenagem do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

16/02/2022 às 18:25
Notícia

Veja novas imagens da superfície de Júpiter e da lua Ganimedes

Galeria de imagens revela revela a superfície do planeta que mais parece a tela de uma obra de arte

Continua após a publicidade

Além deles, a estudante de medicina Verena Paccolla, de 22 anos, também recebeu homenagens ao identificar 25 asteroides no programa. A jovem conseguiu um feito ainda mais raro, pois um dos astros identificados irá receber atenção especial da NASA, pois se trata de um asteroide raro que está vindo em direção a Terra.

Como podemos perceber, parece que já está mais do que na hora de levarmos a juventude do Brasil à sério, pois caçar asteroides já está virando uma nova especialidade brasileira.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.