A Tesla, fabricante de carros de Elon Musk, está passando por um problema nos seus veículos Model Y e Model 3. Alguns desses modelos estão freando abruptamente em altas velocidades nas rodovias. Foram reportados 354 reclamações do problema, sem acidentes fatais, nos últimos nove meses.
Segura no p*t* m*rd*!
O sistema de assistência de direção da Tesla será investigado pelo governo americano. A freada surpresa acontece quando os motoristas ativam o Controle de Cruzeiro (que mantém a velocidade desejada) ou o Autopilot, tecnologia da própria Tesla de direção assistida. O Autopilot acelera, freia e muda de direção durante o trajeto nas rodovias. Mas proprietários de Model Y e Model 3 relataram casos em que os veículos frearam de maneira brusca sem nenhum obstáculo ou problema a frente. Não houve nenhum acidente por causa da falha, mas por pouco. Um dos motoristas vítima do problema contou que o seu Model 3 freou de abruptamente na rodovia, reduzindo de 128 km/h para 64 km/h (metade da velocidade. Rapidamente ele tomou o controle do carro e entrou na contramão para evitar que uma caminhonete Toyota Tundra (a maior da empresa e que deve chegar ao Brasil), que estava próxima do Tesla, batesse na sua traseira.
Você não vai querer uma Tundra de mais de 2,5 t batendo a mais de 100 km/h no seu “carrinho” de 1,5t.
Model 3 e Toyota Tundra. Carros envolvidos em um dos incidentes de falha de freio da Tesla. Fonte: Divulgação.
Recalls da Tesla
A Tesla já realizou oito recalls desde novembro de 2020, totalizando mais de 1.000.000 de carros a reparados ou “corrigidos”. Em novembro de 2020, a Tesla emitiu um chamado para 9.136 Model X (anos 2015 e 2016). Só em 2021 a fabricante realizou cinco recalls
Em fevereiro ela realizou um recall de 135.000 Model S sedãs (anos 2012-2018) e Model X SUVs (anos 2016-2018). O motivo não foi grave, mas problemas no processador do computador de bordo gerava uma falha no touchscreen. Também fevereiro, 12.300 Model X passaram por recall na Alemanha por riscos dos acabamentos dos carros soltarem. A causa era problema na cola das peças.
Em junho já houve um caso mais perigoso: 6.000 Model 3 (anos 2019-2021) e Model Y (2020-2021) tiveram problemas nos parafusos das pinças do freio. Já em outubro mais problemas nos parafusos dos Model 3 e Model Y, dessa vez nas peças localizadas na suspensão dianteira dos veículos. Aqui foram chamados mais 3 mil carros.
Para encerrar 2021, a Tesla realizou o recall de mais 475.00 veículos. A tampa do porta-malas dianteiro de 119.009 Model S podia abrir com o carro em movimento. Enquanto 356.309 Model 3 fizeram parte do mesmo recall por causa do capô do porta-malas traseiro: o abre e fecha do capô desgastava um cabo da câmera traseira, o que leva a inutilização da funcionalidade e perda da visão da manobra de ré na tela.
No início de fevereiro, a Tesla convocou os donos dos Model X, Model S e Model Y. 53.822 carros terão que ser atualizados para modificar o modo “Assertivo” de autodireção. Esse modo permite que o veículo dirija de maneira mais rápido, não apenas pela velocidade, mas por algumas ações. A ação que a será corrigida é o que é chamado de rolling stop em inglês: arrancar o carro sem ele ter parado completamente. O “DNIT” americano considera essa prática insegura.
O último, no início deste mês, convocou 578.607 carros para atualizar o sistema de buzina com áudio personalizado da fabricante
Via: Business Insider
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