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Carros

Governo americano investigará Teslas que freiam de surpresa nas rodovias

Apesar dos casos, fabricante ainda não realizou recall dos modelos envolvidos

Governo americano investigará Teslas que freiam de surpresa nas rodovias
Créditos: Divulgação/Tesla

Tesla, fabricante de carros de Elon Musk, está passando por um problema nos seus veículos Model Y e Model 3. Alguns desses modelos estão freando abruptamente em altas velocidades nas rodovias. Foram reportados 354 reclamações do problema, sem acidentes fatais, nos últimos nove meses.

Segura no p*t* m*rd*!

O sistema de assistência de direção da Tesla será investigado pelo governo americano. A freada surpresa acontece quando os motoristas ativam o Controle de Cruzeiro (que mantém a velocidade desejada) ou o Autopilot, tecnologia da própria Tesla de direção assistida. O Autopilot acelera, freia e muda de direção durante o trajeto nas rodovias. Mas proprietários de Model Y e Model 3 relataram casos em que os veículos frearam de maneira brusca sem nenhum obstáculo ou problema a frente. Não houve nenhum acidente por causa da falha, mas por pouco. Um dos motoristas vítima do problema contou que o seu Model 3 freou de abruptamente na rodovia, reduzindo de 128 km/h para 64 km/h (metade da velocidade. Rapidamente ele tomou o controle do carro e entrou na contramão para evitar que uma caminhonete Toyota Tundra (a maior da empresa e que deve chegar ao Brasil), que estava próxima do Tesla, batesse na sua traseira.

Você não vai querer uma Tundra de mais de 2,5 t batendo a mais de 100 km/h no seu “carrinho” de 1,5t.


Model 3 e Toyota Tundra. Carros envolvidos em um dos incidentes de falha de freio da Tesla. Fonte: Divulgação.

Recalls da Tesla

Tesla já realizou oito recalls desde novembro de 2020, totalizando mais de 1.000.000 de carros a reparados ou “corrigidos”. Em novembro de 2020, a Tesla emitiu um chamado para 9.136 Model X (anos 2015 e 2016). Só em 2021 a fabricante realizou cinco recalls

Em fevereiro ela realizou um recall de 135.000 Model S sedãs (anos 2012-2018) e Model X SUVs (anos 2016-2018). O motivo não foi grave, mas problemas no processador do computador de bordo gerava uma falha no touchscreen. Também fevereiro, 12.300 Model X passaram por recall na Alemanha por riscos dos acabamentos dos carros soltarem. A causa era problema na cola das peças.

Em junho já houve um caso mais perigoso: 6.000 Model 3 (anos 2019-2021) e Model Y (2020-2021) tiveram problemas nos parafusos das pinças do freio. Já em outubro mais problemas nos parafusos dos Model 3 e Model Y, dessa vez nas peças localizadas na suspensão dianteira dos veículos. Aqui foram chamados mais 3 mil carros. 

Para encerrar 2021, a Tesla realizou o recall de mais 475.00 veículos. A tampa do porta-malas dianteiro de 119.009 Model S podia abrir com o carro em movimento. Enquanto 356.309 Model 3 fizeram parte do mesmo recall por causa do capô do porta-malas traseiro: o abre e fecha do capô desgastava um cabo da câmera traseira, o que leva a inutilização da funcionalidade e perda da visão da manobra de ré na tela.

No início de fevereiro, a Tesla convocou os donos dos Model X, Model S e Model Y. 53.822 carros terão que ser atualizados para modificar o modo “Assertivo” de autodireção. Esse modo permite que o veículo dirija de maneira mais rápido, não apenas pela velocidade, mas por algumas ações. A ação que a será corrigida é o que é chamado de rolling stop em inglês: arrancar o carro sem ele ter parado completamente. O “DNIT” americano considera essa prática insegura.

O último, no início deste mês, convocou 578.607 carros para atualizar o sistema de buzina com áudio personalizado da fabricante

Via: Business Insider