O Google confirmou planeja desenvolver novas medidas de privacidade que impedem a capacidade de rastrear usuários em aplicativos nos dispositivos Android. O projeto chamado "Privacy Sandbox" está ativo há alguns anos, mas agora deve ativar de forma mais incisiva. Ele limitará os dados partilhados com outras aplicações de terceiros, dificultando o trabalho aos anunciantes quando estes criam perfis de utilizadores para fins de publicidade direcionada.
Google aumenta recompensa para quem encontrar bugs no Linux K...
Valor total da recompensa oferecida pela empresa pode chegar a até US$ 91.337
O Google também informou que está explorando tecnologias que reduziriam o potencial de coleta de dados de um usuário sem o conhecimento. Apesar disso, o anúncio não trouxe detalhes de como o novo sistema irá funcionar. Mesmo assim foi o suficiente para mexer com o mercado financeiro. As ações da Meta (FB), Snap (SNAP), Twitter (TWTR) e Pinterest (PINS), caíram todas no início das negociações na última quarta-feira (16) após o anúncio.
A Privacy Sandbox tinha como foco o desenvolvimento dos polêmicos substitutos dos cookies, chamados FLoC (Federated Learning of Cohorts) e criticados por fazer uma coleta de dados ainda maior do que a atual, embora sem identificar individualmente cada usuário como ocorre hoje. Em razão disso, a empresa anunciou a API Topics, uma ferramenta que permitirá identificar o perfil de consumo na máquina local, sem precisar de processamento na nuvem.
Críticas a Apple
As empresas que sofreram com ações em queda já tiveram esse problema em 2021 com a mudança de política na Apple. A empresa da maçã implementou mudanças na atualização do iOS 14.5 visando dar maior privacidade e controle sobre seus dados. A mudança – que dá aos usuários a opção de não permitir que os aplicativos rastreiem seu comportamento – contribuiu para um declínio de mais de US$ 200 bilhões no valor de mercado da Meta depois que ela divulgou resultados no início deste mês.
YouTube: Como colocar o aplicativo no modo escuro no Android
Usuários podem alterar a aparência do app para o tema escuro, tema claro ou então usar o tema definid...
A ação foi criticada indiretamente por Anthony Chavez, vice-presidente de gerenciamento de produtos para segurança e privacidade do Android. No texto, disponível no blog do Google, Chavez deixa a seguinte cutucada:
“Acreditamos que — sem primeiro fornecer um caminho alternativo de preservação da privacidade — tais abordagens podem ser ineficazes e levar a resultados piores para a privacidade do usuário e empresas de desenvolvedores”, disse. "Nosso objetivo (...) é desenvolver soluções publicitárias eficazes e que melhorem a privacidade, para que os usuários saibam que suas informações estão protegidas e que desenvolvedores e empresas tenham as ferramentas para ter êxito nos dispositivos móveis", completou.
Além disso, o porta-voz da Meta, aprovou a ideia do Google. Para isso, ele apontou para um tweet de Dennis Buchheim, vice-presidente do ecossistema de publicidade da empresa. “Animador ver essa abordagem colaborativa de longo prazo para a publicidade personalizada de proteção à privacidade do Google”, disse Buchheim.
Vale lembrar que este anúncio ocorre no momento em que o Google e outras grandes empresas de tecnologia enfrentam crescente análise regulatória por assuntos de privacidade e outras questões.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Google Fonte: CNN