O Facebook e o Instagram terão um canal de denúncias dedicado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como parte do trabalho colaborativo para as eleições de 2022 no Brasil. Uma vez recebida a denúncia, ela será analisada pela Meta, proprietária dos aplicativos e antigamente Facebook Inc., e se o conteúdo reportado violar as políticas das plataformas, será removido.
Reações no Stories do Instagram não serão mais transformadas ...
Função de curtir Stories está sendo inserida aos poucos para os usuários da rede social e as curtidas...
Essa é uma das ações previstas em Memorando de Entendimentos firmado por Facebook e Instagram com o TSE, como parte dos esforços de combate à desinformação para garantir a integridade do processo eleitoral brasileiro deste ano. O funcionamento e o escopo do canal ainda serão definidos pelas partes.
Pontos do acordo entre TSE e Facebook:
- Rótulo em posts sobre eleições - Desde dezembro, estamos adicionando um rótulo em postagens no país que tratam de eleições no Facebook e no Instagram. A partir dele, as pessoas são direcionadas ao site da Justiça Eleitoral, onde encontram informações oficiais sobre o sistema de votação e artigos rebatendo desinformação sobre o processo eleitoral. O Brasil é um dos primeiros países em que lançamos esses rótulos e o primeiro em que fizemos isso mais de 10 meses antes do dia da votação.
- Lembrete do dia da votação no feed - O Facebook e o Instagram mostrarão nos feeds dos usuários com mais de 16 anos no Brasil um lembrete sobre os dias de votação, a partir do qual as pessoas poderão buscar informações oficiais sobre o pleito e a sua seção de votação. Embora o voto seja obrigatório no país, a ferramenta é importante diante dos índices de abstenção nos ciclos eleitorais.
- Treinamentos a autoridades eleitorais - Promoveremos seminários para os servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para explicar sobre as medidas de combate à desinformação adotadas por Facebook e do Instagram e regras e políticas aplicáveis ao processo eleitoral, entre outros temas. Também produziremos cartilhas educativas com informações sobre o funcionamento dos aplicativos.
- Mulheres na política - O Instagram lançará uma nova versão do “Guia de Mulheres na Política”, com objetivo de incentivar a participação feminina nas eleições. O TSE auxiliará na divulgação e distribuição do conteúdo.
- API da Biblioteca de Anúncios - Auxiliaremos o TSE para que o tribunal possa ter acesso à interface de programação de aplicativo (API) da Biblioteca de Anúncios do Facebook, onde ficam visíveis conteúdos patrocinados ativos e inativos sobre eleições ou política no Facebook e no Instagram. Com a API, as equipes do TSE poderão ter acesso aos dados disponíveis na Biblioteca de Anúncios, como faixa de valores pagos, total de impressões de um anúncio e datas em que a publicidade foi veiculada, a partir de uma pesquisa com base em palavras-chave personalizadas.
Facebook já utiliza ferramenta de rótulo sobre as eleições, levando o usuário até o site da justiça eleitoral.
Facebook/Meta mudando após críticas
O Facebook recebeu diversas críticas nos últimos anos e foi acusado por ex-funcionários de não agir contra desinformações, discursos de ódio e promover a polarização através das redes sociais. No comunicado à imprensa, a Meta disse:
Temos aprendido e aperfeiçoado nossa abordagem para lidar com temas como desinformação, discurso de ódio e violência, e atualmente temos mais de 40 mil pessoas globalmente lidando com segurança e integridade. Sabemos que conhecimento local é crítico para que esse trabalho seja efetivo e, por isso, nosso time inclui profissionais brasileiros em diferentes localidades e também baseados no Brasil.
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