Afinal, quantas criptomoedas existem?
Créditos: Money Times

Afinal, quantas criptomoedas existem?

Nem todas as criptomoedas existentes são de fato "verdadeiras"

Com a expansão dos investimentos digitais, diga-se criptomoedas, projetos NFT e afins, temos visto o surgimento de cada vez mais moedas virtuais que que podem ser trocadas no mundo real. Além das mais conhecidas, como Bitcoin e Ethereum, podemos ir encontrando moedas próprias de jogos NFT e outras que a grande maioria do público nem sequer ouve falar. Mas, afinal, quantas criptomoedas existem atualmente?

15/11/2021 às 12:00
Artigo

NFT: O que é e como funciona a tecnologia que dá milhões de ...

Proposta é dar autenticidade a itens digitais, criando uma peça "original" a partir de um a...

Para ser direto: existe um número bastante alto de criptomoedas registradas no meio virtual. No entanto, não há um consenso claro entre os sistemas de rastreamento para chegar a um número "exato", visto que cada um pode usar um método diferente para adicionar as criptos nos seus sistemas. 

O Coinbase, uma das maiores "casas de câmbio" digital, por exemplo, registra cerca de 9.500 criptomoedas diferentes. Já o CoinMarketCap (CMC), um site de rastreamento de preços de criptomoedas, tem um número parecido em seu índice (aproximadamente 9.360), mas mostra no topo de sua página inicial que existem 17.567 criptomoedas por aí no momento em que essa publicação é escrita.

Apesar disso, nem todas as criptomoedas existentes são de fato "verdadeiras". O TokenSniffer, um site de digitalização de moedas que varre diferentes blockchains para encontrar todos os novos tokens, detectou historicamente 1.210.508 token, mas mais de 82.000 são basicamente fraudes. De forma semelhante, a equipe do CoinGecko disse que existem mais de 500.000 cripto tokens, mas a maioria está fora de circulação ou são "spams"

Além disso, a CoinMarketCap diz que é fácil criar um token e listá-lo em exchanges centralizadas, como SushiSwap ou UniSwap. Gráficos do Statista mostram que apenas entre janeiro e fevereiro deste ano, surgiram cerca de 470 criptomoedas. Outro ponto é que muitos dos tokens criados têm um volume geral de negócios de apenas algumas centenas de dólares, o que significa que quase não há atividade.

No final das contas, temos uma resposta bastante vaga sobre quantas criptomoedas existem no mercado até o momento. Sabemos quais são as principais e que movimentam grande parte do dinheiro (acredita-se que as 20 principais criptomoedas representem quase 90% do mercado total), mas os números sobem diariamente, visto o interesse do público por esse tipo de investimento nos tempos recentes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Next Web
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.