As principais previsões de tecnologia da Motorola para 2022
Créditos: Divulgação/Motorola

As principais previsões de tecnologia da Motorola para 2022

Fabricante aponta quatro tendências que impactarão na vida das pessoas

"O presente na verdade não existe, quando eu falei que o presente é agora, ele já virou passado". Na minha primeira aula de história do Ensino Fundamental 2, lá em 2005, meu professor, o saudoso Kiko, explicou como é difícil entender o presente. E se alguns anos atrás pensávamos "no futuro teremos tal coisa", hoje boa parte desse futuro se concretizou. Algumas tecnologias não são mais inovadoras, mas evoluções ou popularização daquilo que foram revolucionárias no seu lançamento.

15/02/2022 às 10:35
Notícia

Qualcomm pode lançar Snapdragon 8 Gen 1 Plus mais cedo para s...

Empresa começará a fazer seu novo SoC com o processo de 4 nm da TSMC

E se em 2005 eu nem imaginava que existiria algo mais útil que substituiria o PDA (algo que só vi em lojas e filmes), hoje diversas tecnologias estão evoluindo e popularizando. A Motorola apresentou quatro tecnologias que serão tendências neste ano, algumas ganhando mais espaço, outras evoluindo e adaptando. Mas antes, diga para nós: o que você espera de tendência tecnológica para 2022?

1 - Trabalhar de qualquer lugar como o novo Home Office

O ano de 2022 verá o início da evolução do regime de home office, permitindo trabalhar de onde estiver. Empresas de diversos ramos em todo o mundo estão permitindo que seus colaboradores trabalhem de casa por mais tempo ou até de maneira permanente. Dadas as vantagens do trabalho remoto, é previsto que essa tendência se manterá durante bastante tempo no futuro.  

Por esse motivo, a Motorola aposta em um aumento de produtos, soluções e serviços projetados para melhorar a experiência remota dos colaboradores. Novos desenhos de escritórios e tecnologias de áudio e vídeo também abrirão o caminho para configurações de reuniões mais flexíveis e novas maneiras de construir conexões sociais. Daqui para frente, os consumidores não terão mais que se ajustar à tecnologias ou produtos. Ao invés disso, os produtos atenderão às necessidades emergentes dos consumidores, permitindo que exerçam suas atividades de onde quer que escolham trabalhar.  Exemplos: soluções de Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (RA) criarão locais de trabalho imersivos para colaboradores. A plataforma Ready For, da própria Motorola, já possibilita que dispositivos como o moto g100 se conectem aos Óculos Inteligentes ThinkReality A3, permitindo uma área de trabalho móvel estendida e experiências de vídeo, jogos e entretenimento em realidade aumentada.

2- Tecnologia para o Bem

 

Acesso à tecnologia e inclusão deverão ser o foco principal para os mobiles em 2022. A fabricante prevê lançamento de mais inovações em tecnologia móvel que promovam a inclusão de línguas, deficiências, gênero e grupos raciais. Prevendo essa tendência, a Motorola lançou o programa de Línguas Indígenas recentemente, no qual os dispositivos suportam dois idiomas amazônicos considerados “ameaçados.” A empresa  pretende acrescentar acrescentar mais línguas num futuro próximo. 

3- Os monitores estão em alta

 

Continua após a publicidade

Logo os monitores terão todos os recursos necessários para melhorar a conectividade e acrescentarão mais valor ao escritório e ao home office em 2022. Os monitores também complementarão outros dispositivos além de computadores e estenderão funcionalidades a smartphones e consoles de jogos.

Como a plataforma Ready For da Motorola, a fabricante prevê que empresas de tecnologia concentrarão seus esforços no desenvolvimento de experiências de software para diferentes tipos de telas e dispositivos que serão utilizados juntos de maneira ininterrupta. A expansão de monitores se tornou essencial para o lar e para o trabalho, e essa continuidade de conteúdo de um dispositivo para outro também é visto em outras fabricantes de smartphones e também foi levado em conta para o Windows 11, que trouxe um suporte aprimorado para o uso de duas ou mais telas.  

4- A proliferação de formatos diferenciados

 

2021 seria o ano dos dobráveis (segundo a Motorola), mas o efeito da pandemia nas cadeias de suprimentos afetou a previsão. Agora, a fabricante vê 2022 será o ano de novos e melhores formatos. Com a necessidade de trabalhar de qualquer lugar, os consumidores estão pensando em novos tipos de dispositivos para aperfeiçoar essa experiência.

Os smartphones continuarão a ter novos formatos e melhorarão com a tecnologia OLED, telas flexíveis, entre outras, para tornar a ideia de trabalhar de qualquer lugar realidade. De acordo com os especialistas consultados pela Motorola, telas flexíveis serão incorporadas a outros conceitos e formatos de dispositivos, incluindo smartphones, tablets, computadores de mesa e laptops. Telas flexíveis também terão outras aplicações em sinalização digital, transporte público e eletrodomésticos inteligentes neste ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.