Como descobrir se tem alguém espionando o meu iPhone?
Créditos: Reprodução | Apple

Como descobrir se tem alguém espionando o meu iPhone?

Você receberá notificações no seu e-mail e/ou celular caso aconteça algo suspeito

Segurança e privacidade em ambiente digital são tópicos cada vez mais discutidos. Como a internet hoje faz parte de diversos setores da nossa vida, do entretenimento ao trabalho, o estrago que monitoramentos ilícitos podem causar é maior do que parece inicialmente. A Apple abriu processo contra a desenvolvedora do vírus Pegasus, a NSO Group, para coibir e combater o monitoramento ilegal nos seus smartphones da linha iPhone.

09/02/2022 às 10:45
Notícia

Google afirma que utilizar a autenticação de dois fatores red...

Novidade foi divulgada nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o Dia da Internet Segura

A gigante da tecnologia acrescentou que, ao detectarem que um usuário do seu ecossistema pode ser vítima do vírus em questão, serão notificados por e-mail e pelo iMessage. O objetivo deste tipo de ataque é tentar obter dados pessoais sensíveis, muito presentes em celulares - pois, normalmente, esses equipamentos são utilizados até mesmo para transferências bancárias, e consta todo o histórico de e-mails de um indivíduo, por exemplo.

Os chamados "ataques patrocinados" podem acarretar um dano ainda maior quando a vítima for uma pessoa pública - como jornalistas e artistas. Apesar de qualquer pessoa poder sofrer um ataque, comumente são voltados para indivíduos específicos - com visibilidade pública. Lembrando que tudo isso pode acontecer com smartphones Android igualmente.

Para minimizar os prejuízos causados para os seus clientes, a companhia está enviando avisos para o telefone e os e-mail utilizados no cadastro do ID Apple. O aviso apenas será disparado caso uma ameaça seja identificada. Existem relatos que já foram encaminhados para ativistas e pesquisadores contrários ao governo tailandês, existindo a chance de ser um "ataque patrocinado pelo próprio Estado". Quando um infrator consegue invadir um iPhone por meio do vírus, é possível obter acesso remoto aos dados privados, históricos de conversas e, até mesmo, informações sobre a câmera e o microfone, segundo a Reuters, agência de notícias britânica.

Algumas dicas importantes para evitar armadilhas

É recomendado ter cautela ao adotar medidas de proteção contra essas invasões. Alguns hackers, já prevendo os cuidados tomados pelos usuários (após as dicas compartilhadas pela internet), tentam induzir uma pessoa ao erro. As notificações da Apple NUNCA são acompanhadas por links externos, ou mesmo irá sugerir a instalação de aplicativos diversos. Da mesma forma, não se deve compartilhar as informações de acesso do seu Apple ID, pois os funcionários da companhia não possuem autorização para solicitar esses dados.

10/02/2022 às 07:50
Notícia

Site falso promete upgrade do Windows 11 e instala malware

Com visual similar ao site da Microsoft, ele é usado para infectar os PCs com o malware RedLine

Sendo assim, caso receba uma suposta "mensagem de segurança", pedindo para clicar em links ou para instalar softwares de terceiros, apague no mesmo momento, porque pode ser uma tentativa de golpe.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: editalconcursosbrasil.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.