YouTube completa 17 anos
Créditos: Reprodução

YouTube completa 17 anos

O famoso site, durante a sua jornada, modificou totalmente as formas de se comunicar pela internet

Nos dias de hoje é difícil imaginar alguém que pelo menos não conheça o YouTube. Sendo um dos principais sites de todo o mundo, é uma plataforma que conta com a participação de mais de 1 bilhão de usuários - sejam os considerados "comuns", os que apenas consomem os vídeos publicados, ou mesmo os famosos influenciadores digitais, que cada vez mais ganham prestígio e popularidade.

No dia 14 de fevereiro de 2005, quem olhava aquela proposta inicial não conseguiria imaginar que expandiria tanto ao longo dos anos. Confiram um dos primeiros layouts utilizados:

(Créditos: webdesignmuseum.org

Os seus criadores foram Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley. Após uma ideia inicial de limitar os vídeos permitidos no site para assuntos específicos, logo perceberam que a abordagem adequada seria expandir o seu leque de conteúdos hospedados, enviados pelos seus usuários - e o mundo estava apenas aprendendo a lidar com a veiculação de gravações caseiras na rede mundial de computadores.

De repositório digital a rede social 

E não apenas o visual do site era diferente, mas também era a sua proposta. O objetivo destacado no slogan era "Seu Repositório de Vídeo Digital". Como se fosse uma espécie de inventário, para guardar para a posteridade vídeos de inúmeros temas. O sucesso absoluto não demorou para chegar. Em outubro de 2008, os três fundadores venderam o YouTube para o Google, por 1,65 bilhão de dólares.

Este é creditado como um dos vídeos mais antigos da plataforma:

Existem relatos sobre outros que poderiam ter saído antes do famoso "Me at the zoo" ("Eu, no Zoológico", em uma tradução livre); contudo, definitivamente é o mais famoso, e ainda está disponível para os usuários abertamente até hoje.

Com o passar dos anos, e com a evolução da tecnologia, muitos usuários passaram a ser criadores de conteúdo, e isso gerou o que hoje conhecemos como "Youtubers" - pessoas que trabalham para gerar novos vídeos para os seus inscritos, e recebem desde o pagamento do AdSense, e chegando ao nível de receber patrocínios de empresas multinacionais.

Continua após a publicidade

Dentro de pouco tempo, uma nova geração que já cresceu com a presença do YouTube começou a expandir, e a audiência de outros meios de comunicação, como a televisão, foi diminuindo gradativamente. Hoje, um único influenciador digital pode ter uma base de usuários incomparável.

Obviamente, o icônico site não mais reina sozinho. O seu principal concorrente no momento é o TikTok, que possui um apelo maior, com o seu formato de vídeos curtos. Uma geração ainda mais jovem do que a mencionada acima aderiu em peso a proposta.

30/07/2019 às 10:07
Notícia

YouTubers europeus estão se sindicalizando para reivindicar m...

Um grupo de criadores de conteúdos formaram o FairTube em conjunto com a IG Metall

Seria uma tarefa extremamente complexa tentar imaginar como estará a internet nos próximos 17 anos, porém, uma coisa é certa: o impacto causado pelo YouTube nunca será esquecido, e a empresa transformou, para sempre, o jeito de consumir vídeos em ambientes digitais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: gizmodo.uol.com.br, bbc.com, webdesignmuseum.org
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.