Meta e Firefox trabalham em parceria por nova tecnologia de exibição de anúncios
Créditos: Mozilla Firefox/Reprodução

Meta e Firefox trabalham em parceria por nova tecnologia de exibição de anúncios

Parceria prevê funções que dificultam que companhias e anunciantes identifiquem quem interage com os anúncios

O Mozilla, desenvolvedor do web browser Firefox, está trabalhando em conjunto com o Meta (Antigo Facebook) para uma nova proposta de anúncios. Apesar de, no passado, ter criticado duramente as falhas de privacidade e segurança apresentadas pela empresa de Mark Zuckerberg, o Mozilla parece disposto em elaborar um novo projeto de anúncios que promete manter a privacidade dos usuários.

05/02/2022 às 12:36
Notícia

Meta tem maior tombo da história dos EUA e perde mais de US$ ...

Queda no valor das ações revela grandes desafios que o Facebook, Instagram e Zuckerberg terão pela fr...

A empresa anunciou a parceria na última última terça-feira (15) através do seu blog. Em comunicado oficial a empresa afirmou que trabalha há alguns meses, em uma ferramenta de anúncios chamada IPA (Atribuição Privada Interoperável). "O projeto tem o objetivo de permitir aos anunciantes quantificar o sucesso de ads online, enquanto mantém o respeito a privacidade, se comparado com demais anúncios online".

A grande alteração do sistema é a alteração de reports para cada ação no anúncio, para um relatório agregado para uma determinada quantidade de eventos. Sites podem construir uma Match Key (Chave Correspondente) conectada a sua conta ou dispositivo, que só é acessada pelo browser, evitando a coleta de dados por terceiros. Outras funções também preveem que seja mais complicado para companhias e anunciantes de identificar o usuário que está interagindo com o anúncio.

A imagem acima mostra como o sistema de chaves será integrado entre diversos dispositivos e como, a princípio, os múltiplos relatórios gerados não devem conter dados sobre os usuários que interagiram com o conteúdo. Resta saber, se isso realmente irá funcionar como o proposto.

Mozilla não quer causar alarde

Até o momento a empresa responsável pelo FIrefox parece não querer causar alarde com o anúncio. Apesar de ter revelado em seu blog, a notícia não foi divulgada através do Twitter. Por esse motivo, apesar de já ter quase uma semana, desde que a informação foi revelada, somente agora os principais veículos de notícia estão comentando o assunto.

Conhecida por ser uma ferrenha opositora as políticas de privacidade do Facebook, a parceria é no mínimo inusitada. Até o momento, a grande maioria dos usuários do Browser não parece estar muito satisfeito com a notícia, e muitos foram ao Twitter e Reddit para expor suas opiniões.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Xda-developers, Mozilla
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.