Usuário consegue fazer o Windows 11 rodar em Pixel 6 com prévia do Android 13
Créditos: Samsung/Reprodução

Usuário consegue fazer o Windows 11 rodar em Pixel 6 com prévia do Android 13

Além de rodar o sistema operacional Windows, também foi possível fazer uma jogatina de DOOM

O Windows desenvolveu uma ferramenta utilizada por desenvolvedores para executar aplicativos android no PC, o Windows Subsystem para AndroidO Google também projetou uma função semelhante para o Linux no Chrome OS. Um usuário do XDA Developers conseguiu fazer uma máquina virtual rodar o Windows 11 em um Google Pixel 6 com o Android 13, utilizando a ferramenta.

Baixe o subsistema Windows para Android

O membro do XDA, Kdrag0n, utilizou a primeira prévia do OS Android 13 para desenvolvedores para conseguir o feito. A ferramenta do Google utiliza uma máquina virtual baseada em Kernel (KVM) para realizar a visualização dos aplicativos no PC. Como o sistema Android é construído com base no mesmo sistema KVM, Kdrag0n resolveu testar se seria possível rodar uma máquina virtual com outro sistema operacional (nesse caso o Windows) em dispositivo Android. A resposta, como podemos perceber, é que sim, é possível.

De acordo com o XDA, o Google adicionou a possibilidade de expor a Exceção Nível 2 do privilégio hipervisor, o que permite ao usuário explorar a máquina virtual Kernel. Dessa forma, foi possível rodar o Windows 11 de forma estável no Pixel 6. Inclusive, podemos acompanhar uma jogatina de DOOM rodando na tela do smartphone.

Virtualização Nativa

Mesmo que o OS utilizado seja apenas uma prévia do Android 13, a virtualização nativa do aparelho se mostrou estável. De acordo com informações, o Google possui planos de lançar a função de virtualização nativa protegida (pKVM) junto do Android 13. 

Agora, com a virtualização nativa do OS, pode ser possível rodar um Windows 11 em um smartphone como o Pixel 6, sem comprometimento de estabilidade. É importante ressaltar, que atualmente, para rodar o Windows 11 no Android 13 é necessário acesso ao Root do sistema, para que o usuário obtenha todas as permissões necessárias para alterar o sistema, o que pode invalidar a garantia do dispositivo utilizado. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Xda-developers
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.