5 dicas para navegar na internet com mais segurança
Créditos: Shutterstock

5 dicas para navegar na internet com mais segurança

Com estas simples sugestões, você aumentará consideravelmente a sua segurança digital

Com a rápida popularização da internet, incontáveis pessoas em todo o mundo precisam desta ferramenta para cumprir suas tarefas diárias - sejam pessoais ou profissionais. Pensando nisso, a Compaq separou 5 dicas básicas, que podem ser seguidas por aqueles que precisam se conectar na rede mundial de computadores.

Para oferecer um conteúdo diferenciado para o leitor do Mundo Conectado, usarei as 5 dicas da Compaq, mas com observações alternativas. E, claro, quem quiser ler exatamente do jeito que a empresa distribuiu, sinta-se livre para ler neste link na integra.

Confira a lista abaixo:

1.Instalar softwares originais e confiáveis

A importância de utilizar softwares legítimos no seu computador é muito maior do que parece. Claro, pirataria é crime e não tem justificativa; essa prática é a responsável por prejuízos astronômicos em empresas que precisam de um bom retorno de vendas para continuarem ativas.

Porém, utilizar programas de procedência duvidosa pode ser igualmente danoso para o usuário. Ao "piratear" um aplicativo, como um jogo, você nunca terá certeza se os dados do seu computador estarão seguros novamente. Afinal, para quebrar a proteção encontrada no software, foi necessário um trabalho de engenharia reversa ordenado por uma pessoa e/ou grupo de indivíduos.

Sendo algo ilegal, não dá para contar com a "boa fé" desses desconhecidos. Suportes técnicos não existirão, e o seu dispositivo estará vulnerável para diversos níveis de invasões cibernéticas. Em alguns casos é necessário até mesmo desligar o seu antivírus, para que o produto rode sem os mecanismos de proteção... E, aproveitando esse gancho, podemos partir para o próximo tópico:

2.Ter um antivírus ideal para o perfil do usuário

Continuando da dica anterior, ter um antivírus adequado é muito mais do que utilizar o mais barato - ou mesmo o mais caro. Uma escolha incorreta pode causar danos irreversíveis para a sua segurança digital. É fundamental analisar todas as ferramentas oferecidas pelo software de proteção, para assim escolher o mais correto para o seu uso no dia a dia.

Lembrando que as necessidades de quem trabalha diariamente no computador, e as de uma pessoa que usa apenas para assistir vídeos ou mesmo jogar, são totalmente diferentes. Tudo isso deve ser levado em conta.

Continua após a publicidade

3. Se conectar a redes Wi-Fi públicas pode ser um fator de risco

Já esteve em uma situação na qual você precisava conectar o seu celular em uma rede de internet, porque o seu plano de dados "estourou" antes do término do mês? Nesses casos, muitas vezes é uma opção viável ir em algum estabelecimento com uma rede Wi-Fi pública; contudo, fique atento também aos riscos que esta opção oferece.

Evite efetuar transações bancárias por meio dessas conexões, ou mesmo ler e-mails confidenciais. O ideal seria utilizar a internet pública para trocar mensagens de emergência pelo WhatsApp, ou em outro mensageiro da sua preferência. Para quem não sabe, os nossos dados ficam ainda mais expostos do que o normal ao se conectar em uma conexão que não sabemos a procedência.

4. Evitar abrir e-mails desconhecidos

Todo mundo que usa e-mails há algum tempo já se deparou com muitas mensagens indesejadas chegando diariamente na sua caixa de entrada. Diferentemente do que muitos pensam, não é apenas ao abrir e fazer download dos anexos que você pode contaminar o seu computador. Se, pelo nome, você perceber que é um assunto desconhecido, ou mesmo supostas mensagens de lojas ou serviços nunca antes utilizados, desconsidere, exclua e, se possível, marque o e-mail como lixo eletrônico, para esse remete não perturbar novamente tão cedo - e colocar em risco a sua segurança digital.

5. Usar autenticação em dois fatores e sempre renovar as senhas de cadastros

Por último, mas não menos importante, temos a utilização dos autenticadores de dois fatores. Para quem não conhece, é um aplicativo de segurança que checará frequentemente se o uso de um dispositivo está sendo manuseado pelo usuário correto, ou se está partindo de uma origem suspeita. É o jeito mais eficiente de evitar que estranhos possam acessar suas informações pessoais, mesmo que, por algum motivo, tenham acesso aos seus dados, como login e senha.

É recomendado igualmente que as suas senhas sejam atualizadas regularmente - para evitar brechas de segurança originadas de vazamentos online. Mesmo que, por algum motivo, conseguirem interceptar os seus dados sensíveis, quando tentarem utilizar já não serão mais válidos.

E aí? Gostou das dicas? Fique ligado no nosso site para receber informações diárias sobre o mundo da tecnologia! Compartilhe as suas dúvidas e/ou sugestões nos comentários e nas nossas redes sociais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: acidadeon.com, Compaq
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.