DARPA obtém sucesso nos testes de um helicóptero autônomo
Créditos: Divulgação | Lockheed Martin

DARPA obtém sucesso nos testes de um helicóptero autônomo

Trata-se de um S-70™ BLACK HAWK® , e o teste histórico aconteceu no último sábado, 5 de fevereiro

O exército dos Estados Unidos é conhecido por ser um dos mais poderosos do mundo, e no que depender da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency; em português, "Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa"), essa afirmação continuará sendo válida por muito tempo.

22/08/2020 às 10:20
Notícia

Arm firma parceria com DARPA, a agência militar de pesquisa a...

País quer ajuda da fabricante de processadores para manter sua dominância em tecnologia

Durante o último fim de semana, foi informado que o helicóptero S-70™ BLACK HAWK®, que conta com um sistema ainda experimental de automação no cockpit, conseguiu realizar um voo teste com sucesso.

Colocando em palavras simples, o helicóptero autônomo completou um voo sem a necessidade de ter um piloto na cabine de comando. O teste durou por volta de meia hora, e aconteceu na instalação do Exército dos EUA em Fort Campbell, Kentucky - com um piloto da Sikorsky Aircraft Corporation, fabricante de helicópteros norte-americana.

Proposta é aumentar a segurança e reduzir a carga horária de trabalho

De acordo com a descrição da DARPA, a intenção é que essa tecnologia aumente a segurança da aeronave, e possa facilitar a vida dos pilotos, reduzindo a sua carga horária. Os profissionais poderão gastar mais tempo na administração de missões, em vez de ter que se preocupar com questões mecânicas.

Esse programa de automação é o conhecido como: "Aircrew Labor In-Cockpit Automation System (ALIAS)". Confira o vídeo deste evento que aconteceu no último sábado, dia 5 de fevereiro:

Engana-se quem pensa que essa jornada da DARPA para viabilizar aeronaves autônomas é recente. Desde 2004 a agência buscou quem pudesse desenvolver veículos capazes de percorrer grandes distâncias de forma autônoma. Demorou bastante tempo até que um equipamento pudesse cumprir as exigências do seu protocolo de treinamento.

Apesar de toda essa tecnologia parecer vinda diretamente de filmes de ficção científica, é importante ressaltar que o principal objetivo é reduzir as obrigações da equipe com questões mecânicas, para que eles possam focar em outros elementos fundamentais das operações. Eventualmente é esperado que a tecnologia chegue em um ponto no qual tudo poderá ser controlado remotamente - desde a decolagem até o pouso final.

23/04/2021 às 14:38
Notícia

Forças Armadas dos EUA usarão drones para localizar outros dr...

A Aerial Dragnet é uma rede que irá fazer a vigilância de pequenas aeronaves suspeitos em cidades nor...

Continua após a publicidade

E quem acha que tudo isso não afetará o restante da população, os "civis", também está enganado. Não é de hoje que tecnologias criadas para fins militares, depois de estruturadas e maduras, acabam chegando às prateleiras do grande público em forma de soluções tecnológicas - um grande exemplo é o GPS.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: extremetech.com, poder360.com.br, defesaaereanaval.com.br, aeroflap.com.br, lockheedmartin.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.