Testes de Covid feitos em hospitais, clínicas e laboratórios podem ser deduzidos no Imposto de Renda
Créditos: commonslibrary.parliament.uk

Testes de Covid feitos em hospitais, clínicas e laboratórios podem ser deduzidos no Imposto de Renda

Entenda um pouco mais sobre este assunto de extrema importância

Segundo a Receita Federal (RF), os testes de COVID-19 realizados em laboratórios, hospitais e clínicas poderão ser abatidos do Imposto de Renda deste ano. A única exceção será para exames feitos em farmácia, pois não poderão ser utilizados para dedução de impostos.

Confiram a nota oficial:

Testes realizados em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderão ser deduzidos. Já os testes realizados em laboratórios, desde que comprovado o pagamento, poderão ser deduzidos do Imposto de Renda.

 

Comprovantes devem ser guardados por. no mínimo, 5 anos

A informação veio em um período no qual os casos de contaminação por Covid voltaram a aumentar em todo o Brasil, e muitos postos de saúde estão encontrando dificuldades para dar conta de todos os testes solicitados pela população. A pessoa deverá guardar os comprovantes e notas fiscais dos testes já finalizados, e repassar os valores que foram investidos, constando o CNPJ dos locais que realizaram os exames.

Como já era feito em 2021, será declarado no Imposto de Renda como "despesas de saúde", desde que estejam dentro dos parâmetros acima. A RF recomenda, para evitar transtornos futuros, que os comprovantes sejam guardados por, no mínimo, 5 (cinco) anos. No site da declaração, o indivíduo deverá informar se os gastos são para o seu próprio uso, ou se foi para um dependente.

Valdir Amorim, consultor tributário da IOB, concluiu:

São dedutíveis as despesas médicas ou de hospitalização efetuadas pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes. Gastos com compra de remédios e exames de Covid-19 feitos em farmácias não são aceitos pela Receita Federal.

 

São igualmente dedutíveis do IR outros tipos de gastos com despesas médicas, como: terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, despesas com exames laboratoriais, aparelhos ortopédicos, próteses ortopédicas e/ou dentárias e hospitais.

11/02/2022 às 14:30
Notícia

Bill Gates acredita que pandemia da Covid-19 será a última

Diretor executivo da Microsoft revela em seu novo livro quais os passos a humanidade precisa tomar pa...

Continua após a publicidade

Todas essas opções não podem ser ignoradas, pois gastos com a saúde em um período de pandemia mundial são fundamentais, mas nem todos conhecem os seus direitos como cidadãos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: noticiasconcursos.com.br/, gizmodo.uol.com.br, commonslibrary.parliament.uk
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.