Isso não me cheira bem: Tesla realiza segundo recall por causa de buzina de pum
Créditos: Divulgação/Tesla

Isso não me cheira bem: Tesla realiza segundo recall por causa de buzina de pum

Órgão de trânsito americano quer que fabricante corrija sistema que permite escolher som para a buzina

Mal começou o ano e a Tesla já está no seu segundo recalno mês (!). E esse é um bem curioso: atualização da função Boombox dos carros. Essa função permite que os proprietários dos carros toquem um som pré-gravado no lugar da buzina pelo alto-falante frontal. Só que sons de pum e cabras não são seguro para alguns grupos de pedestres...

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Buzina tem também função de segurança

Algumas pessoas não sabem, mas as buzinas não devem ser usadas para extravasar a raiva. Sua função também é advertir riscos de acidentes no trânsito. Uma buzina de pum, de grito de cabra ou de buzina de palhaço é bem divertida (eu não vou negar isso), só que o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão responsável pelas estradas americanas, equivalente ao nosso DNIT, não gosta do risco que uma buzina mal interpretada traz para pedestres, principalmente os deficientes visuais. Exemplo prático: você está atravessando na rua e escuta um barulho de pum. Você ignora por não entender que é uma buzina avisando que um carro vem em alta velocidade na faixa paralela. O último som que você escutou foi de uma buzina de pum.

O NHTSA exige que a Tesla atualize o Boombox de 578.607 carros. Felizmente, essa atualização é feita via internet e nenhum proprietário terá que levar o veículo a alguma fábrica. Mas ainda assim é um recall. O sistema poderá funcionar com o carro parado. Ou seja: pode ficar buzinando com o carro estacionado na rua.

Oitavo recall da Tesla

 

 

O novo recall da fabricante é o oitavo desde novembro de 2020, totalizando mais de 1.000.000 de carros a reparados ou "corrigidos". Em novembro de 2020, a Tesla emitiu um chamado para 9.136 Model X (anos 2015 e 2016). Só em 2021 a fabricante realizou cinco recalls

Em fevereiro ela realizou um recall de 135.000 Model S sedãs (anos 2012-2018) e Model X SUVs (anos 2016-2018). O motivo não foi grave, mas problemas no processador do computador de bordo gerava uma falha no touchscreen. Também fevereiro, 12.300 Model X passaram por recall na Alemanha por riscos dos acabamentos dos carros soltarem. A causa era problema na cola das peças.

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Em junho já houve um caso mais perigoso: 6.000 Model 3 (anos 2019-2021) e Model Y (2020-2021) tiveram problemas nos parafusos das pinças do freio. Já em outubro mais problemas nos parafusos dos Model 3 e Model Y, dessa vez nas peças localizadas na suspensão dianteira dos veículos. Aqui foram chamados mais 3 mil carros. 

Para encerrar 2021, a Tesla realizou o recall de mais 475.00 veículos. A tampa do porta-malas dianteiro de 119.009 Model S podia abrir com o carro em movimento. Enquanto 356.309 Model 3 fizeram parte do mesmo recall por causa do capô do porta-malas traseiro: o abre e fecha do capô desgastava um cabo da câmera traseira, o que leva a inutilização da funcionalidade e perda da visão da manobra de ré na tela.

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No início de fevereiro, a Tesla convocou os donos dos Model X, Model S e Model Y. 53.822 carros terão que ser atualizados para modificar o modo "Assertivo" de autodireção. Esse modo permite que o veículo dirija de maneira mais rápido, não apenas pela velocidade, mas por algumas ações. A ação que a será corrigida é o que é chamado de rolling stop em inglês: arrancar o carro sem ele ter parado completamente. O "DNIT" americano considera essa prática insegura

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Via: Gizmodo
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Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

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