Telescópio James Webb registra primeira imagem de estrela
Créditos: Divulgação/Nasa

Telescópio James Webb registra primeira imagem de estrela

NASA divulgou imagem nesta sexta-feira com selfie do telescópio de brinde

Uma semana após ativar as suas câmeras NIRCam e iniciar o alinhamento dos seus espelhos, o telescópio James Webb registrou as suas primeiras imagens de estrelas. As fotos não tem como objetivo estudar alguma estrela ou galáxia, mas testar o funcionamento das câmeras e identificar as luzes da mesma estrela em cada um dos 18 espelhos.

11/02/2022 às 13:25
Notícia

Astrônomos descobrem exoplaneta quente e com o tamanho da Ter...

corpo celeste está orbitando uma estrela anã e possui temperatura de 295,85 Cº

James Webb e constelação Ursa Maior

A imagem de teste foi tirada apontando para uma estrela, conhecida como HD 84406, na constelação Ursa Maior. A estrela foi escolhida por ser fácil de identificar e está mais "solitária" na sua posição, evitando a interferência de luz de outras estrelas. A foto é um mosaico dos raios de luz da HD 84406, agora a equipe do telescópio James Webb utilizará o mosaico como um guia para alinhar corretamente os espelhos. Feito isso, as 18 imagens do mosaico se transformará em uma única imagem da estrela. 

A NASA também divulgou uma selfie do James Webb. Para fazer essa captura, o telescópio utilizou o espelho primário, localizado no meio. O espelho brilhando é o único totalmente alinhado com a estrela HD 84406. A previsão é que as primeiras imagens úteis do James Webb sejam capturadas no meio do ano.


Fonte: Divulgação/NASA.

James Webb: anos de produção até o lançamento

 

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Continua após a publicidade

10/02/2022 às 17:13
Notícia

NASA é mais uma a criticar o aumento de satélites da SpaceX n...

Agência espacial americana se une ao coro da UAI e de outros astrônomos preocupados com constelações ...

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget Fonte: NASA
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.