Uma semana após ativar as suas câmeras NIRCam e iniciar o alinhamento dos seus espelhos, o telescópio James Webb registrou as suas primeiras imagens de estrelas. As fotos não tem como objetivo estudar alguma estrela ou galáxia, mas testar o funcionamento das câmeras e identificar as luzes da mesma estrela em cada um dos 18 espelhos.
Astrônomos descobrem exoplaneta quente e com o tamanho da Ter...
corpo celeste está orbitando uma estrela anã e possui temperatura de 295,85 Cº
James Webb e constelação Ursa Maior
A imagem de teste foi tirada apontando para uma estrela, conhecida como HD 84406, na constelação Ursa Maior. A estrela foi escolhida por ser fácil de identificar e está mais "solitária" na sua posição, evitando a interferência de luz de outras estrelas. A foto é um mosaico dos raios de luz da HD 84406, agora a equipe do telescópio James Webb utilizará o mosaico como um guia para alinhar corretamente os espelhos. Feito isso, as 18 imagens do mosaico se transformará em uma única imagem da estrela.
A NASA também divulgou uma selfie do James Webb. Para fazer essa captura, o telescópio utilizou o espelho primário, localizado no meio. O espelho brilhando é o único totalmente alinhado com a estrela HD 84406. A previsão é que as primeiras imagens úteis do James Webb sejam capturadas no meio do ano.
James Webb: anos de produção até o lançamento
O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.
Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.
NASA é mais uma a criticar o aumento de satélites da SpaceX n...
Agência espacial americana se une ao coro da UAI e de outros astrônomos preocupados com constelações ...
Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Engadget Fonte: NASA