O governo dos Estados Unidos iniciou o repasse das verbas para o projeto de uma rede nacional de carregadores rápidos para veículos elétricos (EVs). O projeto prevê a instalação de uma estação de carregamento a cada 80 quilômetros (50 milhas nas medidas americanas), com quatro carregadores de 150 kW.
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Projeto de carregadores rápidos inicia com custo de US$ 5 bilhões
O plano dará aos uma verba de 5 bilhões de dólares, distribuída pelos próximos cinco anos aos estados, para montar as estações com quatro carregadores rápidos. No primeiro ano, 2022, o governo pagará US$ 615 milhões aos estados. Entretanto, só receberá a verba aqueles que apresentarem um plano de infraestrutura para EVs. Essas estações de carregamento rápido ficarão localizadas nas rodovias interestaduais. Após esse período de cinco anos, o governo poderá repassar mais US$ 2,5 bilhões para a construção das estações nas áreas rurais e outros lugares não atendidos pela primeira parte do projeto.
Os estados também devem cumprir algumas exigências, como projetar as estações levando em conta a ampliação e melhoria do espaço para atender mais EVS no futuro. Outra exigência é que os estados priorizem carregadores fabricados nos Estados Unidos. Tritium, fabricante de carregadores rápidos, e a Siemens já anunciaram projetos para atender a demanda de carregadores rápidos. A primeira construirá uma fábrica no Tennessee que seja capaz de produzir 30.000 carregadores por ano, enquanto a segunda ampliará as suas fábricas nos Estados Unidos para atingir 1 milhão de carregadores por ano.
Carros elétricos estão cada vez mais dominando o mercado
A medida tomada pelos Estados Unidos está de acordo com o futuro dos carros elétricos no país e em diversas partes do mundo. Cada vez mais os EVs dominaram o mercado e precisaram de infraestrutura para rodar. O Quênia, país do leste africano, montará um sistema de transporte público baseado em ônibus BRT elétricos, se transformando em um pioneiro da eletrificação na África. Rumando ao norte, a fabricante alemã Porsche teve o seu veículo elétrico Taycan fechando 2021 como o terceiro modelo mais vendido da marca. Na China, a Xiaomi construirá uma fábrica de veículos elétricos em Pequim, com a instalação supostamente sendo capaz de fabricar até 300 mil carros por ano. O anúncio da divisão de carros elétricos da gigante chinesa veio em setembro de 2021.
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Via: Ars Technica, Electrek