Astrônomos descobrem exoplaneta quente e com o tamanho da Terra a 51,6 anos-luz
Créditos: Nasa/Reprodução

Astrônomos descobrem exoplaneta quente e com o tamanho da Terra a 51,6 anos-luz

corpo celeste está orbitando uma estrela anã e possui temperatura de 295,85 Cº

Uma equipe de astrônomos, da Universidade de Heidelberg, detectou um novo exoplaneta a 51,6 anos-luz de distância do Sol. O exoplaneta quente possui o tamanho da Terra e está orbitando uma estrela anã. Para realizar a descoberta, os pesquisadores utilizaram o telescópio espacial TESS (Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito), da NASA

O telescópio da NASA é responsável por identificar mais de 5 mil candidatos a exoplanetas, sendo que 180 deles já foram confirmados como planetas fora do nosso sistema solar. O TESS órbita o planeta, observando as milhares de estrelas brilhantes próximas ao Sol, para identificar astros com potencial de serem exoplanetas.

11/02/2022 às 10:00

Veja salto incrível do Galaxy S22 Ultra com Zoom 30x comparad...

O celular estará disponível nos Estados Unidos a partir do dia 25 de fevereiro

Para realizar a identificação, o telescópio utiliza um método denominado "método do trânsito", onde ele identifica alterações na luminosidade dos corpos celestes quando o planeta passa em frente a estrela em observação, reduzindo sua luminosidade.

Os pesquisadores de Heidelberg, descobriram um sinal de movimento na curva de luz da estrela anã GJ 3929. Isso foi um sinal de que um planeta estava transitando a frente da estrela. Para confirmar suas suspeitas, eles utilizaram o espectrógrafo CARMENES, que está instalado no observatório Calar Alto, localizado na Espanha.

De acordo com o estudo publicado pelos pesquisadores na ArXiv, revista de distribuição gratuita especializada em pesquisa de física, matemática, astrofísica, estatística e ciências da computação, o exoplaneta possui 1,15 vezes o raio da Terra. Batizado como GJ 3929 b, o exoplaneta possui massa relativamente superior a da Terra, com 1,21 a massa do nosso planeta.

Além disso, o exoplaneta teria uma temperatura aproximada de 295,85 Cº, o que o torna um corpo celeste quente. Tal fator irá permitir que o GJ 3929 b seja observado com maior precisão pelo telescópio James Webb, que será colocado em órbita para captar luzes infravermelhas no espaço. A partir de novas observações, os pesquisadores conseguirão determinar com mais detalhes qual a composição desse novo exoplaneta.

O que é um exoplaneta?

De forma simplificada, um exoplaneta é um planeta que está orbitando uma estrela que não seja o Sol. Também chamado de planeta extrassolar, o exoplaneta compõe um sistema diferente do nosso sistema solar. No caso do GJ 3929 b, ele está orbitando uma estrela anã a a 51,6 anos-luz de distância do Sol.

No vídeo abaixo, você confere com mais detalhes a explicação da Agência Espacial Americana (NASA), sobre o assunto.

Via: Phys, Arxiv

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.