Tiramisu: veja detalhes da versão developer preview do Android 13, que acaba de ser liberada
Créditos: Imagem/ Divulgação Google

Tiramisu: veja detalhes da versão developer preview do Android 13, que acaba de ser liberada

Foco desta primeira versão de desenvolvedores é privacidade e segurança

A Google disponibilizou nesta quinta-feira (10) uma versão de desenvolvedor do Android 13, chamado de Tiramisu. Como de costume, a empresa disponibiliza o modelo de desenvolvedor para que desenvolvedores possam experimentar os novos recursos e dar seus feedbacks a respeito das novas funcionalidades. "Com o Android 13, continuamos alguns temas importantes: privacidade e segurança, bem como produtividade do desenvolvedor", aponta a publicação de anúncio feita pela Google

Junto com a nova versão do Android, a companhia também mostrou o cronograma de lançamento da nova versão do Sistema Operacional. Confira abaixo. 

 

Novidades do Android 13

Privacidade e Segurança

Entre os primeiros recursos anunciados pela Google está um Seletor de fotos nativo do sistema que permite ao usuário compartilhar fotos e vídeos com aplicativos, sem que esse aplicativo precise de permissão para visualizar todos os arquivos de mídia no dispositivo. É, basicamente, uma extensão de um recurso similar que já existe com compartilhamento de documentos. Esta será "uma maneira padrão e otimizada para os usuários compartilharem fotos locais e baseadas em nuvem com segurança", descrevem os desenvolvedores. 

11/02/2022 às 10:00
Notícia

Veja salto incrível do Galaxy S22 Ultra com Zoom 30x comparad...

O celular estará disponível nos Estados Unidos a partir do dia 25 de fevereiro

Outra nova aplicação é a Permissão de dispositivo próximo para Wi-Fi (NEARBY_WIFI_DEVICES). A nova permissão será necessária para aplicativos que utilizam muito Wi-Fi APIs permitindo que aplicativos descubram e se conectem a dispositivos próximos por Wi-Fi sem precisar de permissão de localização. 

    

Ferramentas de desenvolvedor e Produtividade

Como é uma versão para desenvolvedores, a Google também disponibilizou alguns recursos para facilitar a criação de aplicações por este público. Entre as novidades descritas neste seguimento estão: Opções de posicionamento de configurações rápidas, que permitirá ao app solicitar que os usuários adicionem um bloco para o aplicativo na aba de notificações; Ícones temáticos, uma extensão a todos os apps (não apenas os da Google) para a função de que os ícones herdem a tonalidade do papel de parede; Preferências de idioma por aplicativoHifenização mais rápida; Shaders programáveis e Updates OpenJDK 11.

Outros novos recursos para desenvolvedores ainda visam a compatibilidade de aplicativos através de mais recursos do Android sendo atualizados via Google Play, otimização para tablets, dobráveis e Chromebooks, entre outros. 

 

Continua após a publicidade

Android 13

A versão do Android 13 para desenvolvedores já está disponível. Para utilizar a Google aponta o Android Emulator ou um dos aparelhos Pixel da marca. A desenvolvedora ainda afirma que, assim que a versão Beta do Android 13 for lançada, os consumidores serão também convidados a testar a nova atualização. Por enquanto, o Beta não está disponível, mas a Google abrirá inscrições para o teste Beta em breve. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: droid-life Fonte: Google
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.