Novo investimento de Jeff Bezos quer descobrir a fórmula da imortalidade
Créditos: Bloomberg/Reprodução

Novo investimento de Jeff Bezos quer descobrir a fórmula da imortalidade

Startup pretende prevenir e até reverter o envelhecimento

Desde tempos imemoriais a humanidade tem buscado uma fórmula mágica para se manterem jovens e eternos. Algumas pessoas encontram na arte ou em grandes feitos perante a sociedade uma maneira de se tornarem imortais. Outros, através de sua fé, constroem a crença de que existe um pós vida. Mas alguns, com muitos recursos, tentam encontrar a vida eterna através da ciência. E nesse último grupo em que está o bilionário, Jeff Bezos.

Fundador da Amazon e um dos pioneiros no turismo espacial, agora Jeff Bezos - um dos homens mais ricos do mundo -, irá investir em pesquisas que almejam encontrar a fórmula da imortalidade.

Um futuro com eterna juventude?

Altos Labs é uma startup que está iniciando os trabalhos e tem o objetivo de desenvolver técnicas de reprogramação celular com o intuito de combater doenças e aumentar a expectativa de vida dos humanos. E Jeff Bezos é um dos fundadores desta startup. Além de Bezos, o bilionário russo-israelense Yuri Milner é outro investidor da Altos Labs.

Segundo a startup, essas pesquisas podem auxiliar a acabar com doenças relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer e o câncer. E para colocar esse projeto em prática, um time de peso foi escolhido para encabeçar essa empreitada.

  • Hal Barron, chefe de pesquisa e desenvolvimento da farmacêutica GSK e ex-chefe de pesquisa e desenvolvimento da Calico LLC, será CEO da startup;
  • David Baltimore, ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina de 1975;
  • Frances Arnold, ganhou o Prêmio Nobel de Química de 2018 pelo trabalho com engenharia de enzimas;
  • Jennifer Doudna, co-vencedora do Prêmio Nobel de Química em 2020 pela sua atuação no desenvolvimento da ferramenta de edição de genes CRISPR;
  • Shinya Yamanaka, ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 2012 pela pesquisa com células-tronco.

As pesquisas têm foco na reprogramação celular. Ao controlar essa técnica, será possível compreender melhor o processo de envelhecimento do corpo humano e com isso poder pará-lo ou até revertê-lo. Tudo isso com base nas técnicas desenvolvidas por Shinya Yamanaka, que aplicadas a essa pesquisa irá possibilitar reparar os tecidos e reverter o envelhecimento celular.

"Está claro a partir do trabalho de Shinya Yamanaka, e muitos outros desde suas descobertas iniciais, que as células têm a capacidade de rejuvenescer, redefinindo seus relógios epigenéticos e apagando os danos de uma infinidade de estressores. Esses insights, combinados com grandes avanços em várias tecnologias transformadoras, inspiraram Altos a reimaginar tratamentos médicos onde a reversão de doenças para pacientes de qualquer idade é possível", disse Barron em comunicado. 

Embora as pesquisas ainda estejam acontecendo em nível laboratorial e com animais - sem previsão de início de testes em humanos -, com esse dream team da ciência e investimentos bilionários, o avanço pode ser muito mais rápido do que imaginamos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Technology Review
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.